Parceria prevê ainda convênio para participação do Sicoob Central Rio no Fundo de Aval do Sebrae às micro e pequenas empresas a partir de 2020
Desenvolvido pelo Sicoob Central Rio e Sebrae RJ em 2019, com a finalidade de aproximar as cooperativas do empresariado local e fomentar o desenvolvimento deste público estratégico contribuindo para as comunidades onde o Sicoob atua, o movimento Avança.Rio Pequenos Negócios aconteceu em localidades do interior do estado e capital.
A parceria institucional cresceu e se reafirmou com a aprovação do Projeto +Cooperativismo Financeiro, que será lançado no primeiro bimestre, voltado para micro e pequenas empresas do estado associadas e não associadas ao Sicoob.
Existe ainda um projeto piloto para operação e participação da cooperativa no Fundo de Aval do Sebrae, com ações de acompanhamento e monitoramento pré e pós operação de crédito. O Fundo de Aval do Sebrae tem a finalidade exclusiva de complementação das garantias exigidas pelas instituições financeiras. Por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), o Sebrae pode ser avalista complementar de financiamentos para pequenos negócios.
Segundo o especialista da Coordenação de Produtos Financeiros do Sebrae RJ, Guilherme Reche, o objetivo principal do projeto é promover e fortalecer o cooperativismo financeiro no estado, proporcionando melhores condições de acesso ao crédito e a serviços financeiros às micro e pequenas empresas. “O Sebrae aposta no desenvolvimento das competências de gestão empresarial necessárias para elevar os resultados das empresas”, destaca ele.
A iniciativa terá capacitação de associados, treinamento de agentes de negócios das cooperativas, palestras e workshops para disseminar o cooperativismo financeiro em regiões estratégicas, dentre outras ações estruturadas. “Além disso, acreditamos que a utilização do Fundo de Aval vai ampliar a oferta de crédito para capital de giro e investimentos em máquinas e equipamentos com melhores condições para os empresários e com riscos minimizados para o Sicoob”, afirma o especialista.
Ainda segundo Reche, o projeto está em total consonância com o foco no desenvolvimento da economia do estado, atento às alternativas que possibilitem aos empresários melhores condições para crescer. “Há muita oportunidade, principalmente para ampliação do market share do cooperativismo e devemos abrir frentes de atuação que ampliem a oferta de recursos para que as empresas possam contratar cada vez mais, produzir e ampliar seus resultados. É um ciclo que precisa ser traçado de forma sólida, para fazermos com que o estado do Rio de Janeiro tenha mais competitividade, sustentabilidade e empregabilidade”, explica o especialista do Sebrae RJ.