Com uma movimentação de cerca de R$ 60,8 bilhões ao ano, o cooperativismo fomenta o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, oportunizando a pequenos produtores competir em posição de igualdade no mercado.
O setor é responsável por 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, o que chamou a atenção do Governo de Minas que, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), vem trabalhado para fortalecer as ações do cooperativismo mineiro. Entre as atividades de destaque, está a reativação do Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop), cujo objetivo é fornecer subsídios para políticas de fomento ao desenvolvimento das cooperativas. O evento de retomada do conselho ocorreu em março deste ano, na Casa do Cooperativismo Mineiro.
Além disso, por meio do Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios, a Sede vem buscando promover a aproximação de cooperativas e pequenos produtores, empresas âncoras e setores estratégicos da economia mineira para realização de novos negócios. Somente em 2019, foram realizadas 10 edições do programa em todo o Estado, capacitando 539 pessoas e 272 empresas, gerando mais de R$ 12 milhões em novos negócios.
E o Sistema Ocemg é parceiro do governo nessas estratégias voltadas para o setor cooperativista. Por exemplo, no programa Minas Livre para Crescer, lançado pela Sede no final do ano passado, a entidade contribuiu com 15 proposições, levantadas diretamente com as cooperativas. Entre as propostas estão a simplificação e desburocratização de procedimentos na Jucemg, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, IMA e SEF, além de órgãos municipais e até federais. O programa visa simplificar o processo de empreendedorismo no Estado a partir da redução de entraves burocráticos nos processos.
Já a Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), contando com o apoio do Sistema Ocemg e entidades do setor agropecuário, lançou, no início deste mês de julho, o Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria de Minas Gerais (Cooperaf).
Clique aqui e confira um vídeo com as ações de fomento ao negócio cooperativo em Minas Gerais.
Fonte: Sistema Ocemg (com informações do site da Sede e vídeo do Governo de Minas).