O Comitê Dona Terezita, órgão ligado ao Sistema OCB/RJ, realizou, no dia 30 de março, o 1º Encontro de Mulheres Cooperativistas no estado do Rio de Janeiro. O evento teve como tema principal a liderança feminina e contou com a participação de cerca de 50 cooperativistas. O evento também foi transmitido para todo o Brasil pelo Canal do Sistema OCB/RJ no YouTube.
A importância das mulheres no sistema cooperativista, o crescente protagonismo feminino e as principais ações do Comitê Gestor de Gênero Dona Terezita foram amplamente discutidos em painéis e rodas de conversa durante o encontro.
O presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, destacou a importância do trabalho direcionado ao estímulo da participação feminina no cooperativismo, fortalecendo as cooperativas, fomentando os valores da cooperação e difundindo o cooperativismo.
Em seguida, o painel “Trajetória do Comitê Gestor de Gênero Dona Terezita” contou com a participação da atual presidente do Comitê, Rosa Santos, e da primeira presidente do órgão, Adelina Salles.
O evento contou com a participção de Maria Aparecida Nascimento, do Sistema OCB/AP, foi a primeira mulher a ser eleita presidente de uma unidade estadual do Sistema OCB na Região Norte, a gerente de pessoas do Sistema OCB/Nacional, Carina Melo; e da analista de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/Nacional, Divani Ferreira de Souza Matos.
Rosa destacou a integração com o Elas pelo Coop, comitê de mulheres do Sistema OCB Nacional, que busca soluções para que a inclusão aconteça na prática. Adelina Salles relembrou o surgimento do Comitê Gestor de Gênero Dona Terezita, criado em 2010 para gerar experiências externas e proporcionar um processo de diálogo e estruturação de responsabilidades e ações relacionadas à igualdade de gênero.
Conquistas do Comitê Dona Terezita
O Comitê Dona Terezita teve duas importantes conquistas: a participação em 2015 em conferências de políticas para mulheres em níveis municipais e estaduais e, em 2016, quando proporcionou ao Sistema OCB/RJ integrar o primeiro Conselho Municipal de Direitos da Mulher – CODIM-RJ.
Márcia Fraga, secretária do Comitê Gestor de Gênero Dona Terezita, falou sobre o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de novembro, a bordo de um transatlântico da MSC. O Sescoop/RJ disponibilizará 20 vagas para lideranças femininas do cooperativismo do estado do Rio de Janeiro e arcará com os custos da inscrição e hospedagem em cabine dupla interna no navio. As interessadas podem se inscrever no site Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas -ENMCOOP | Sistema OCB/RJ (rio.coop).
Na parte da tarde, presidentes de cooperativas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais participaram do painel “Lideranças Femininas no Cooperativismo”. O evento foi encerrado com o painel “Visão da OCB em relação às Lideranças no Cooperativismo”.