Segundo dados do Ministério da Educação, a região Nordeste chamou a atenção na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) ao registrar a maior quantidade de redações com nota máxima. Das 60 redações que alcançaram nota 1000, 25 pertencem a estudantes do Nordeste. Os estados do Piauí e do Rio Grande do Norte se destacaram, registrando 6 redações com a pontuação máxima cada, seguidos por Ceará (4), Bahia (4), Sergipe (3) e Pernambuco (2).
O excelente desempenho dos alunos oriundos de Cooperativas Educacionais baianas foi especialmente notável, contribuindo para o ingresso de jovens com notas altas em universidades de todo o país. Mais de 324 mil baianos concluintes do ensino médio se inscreveram no Enem 2023, e diversas cooperativas educacionais tiveram alunos com notas em redação que variaram entre 800 a 980.
O Sistema Oceb celebra essa conquista junto às cooperativas, aos estudantes e suas famílias. O presidente do sistema que representa o cooperativismo na Bahia parabeniza a todos e destaca o papel fundamental das cooperativas educacionais no desenvolvimento das pessoas e na entrega de resultados reais. O desempenho dos estudantes do Enem foi mais uma prova disso.
A aluna Júlia Lopes, da Cooperativa Coperil, sediada em Irecê, uma das donas da nota 980 em redação, expressou sua gratidão aos excelentes professores da instituição Coperil e à sua família pelo apoio. Ela se disse surpresa e feliz com seu resultado, e espera continuar se superando para alcançar seus sonhos e objetivos.
Enem 2023 e as coops educacionais
Além de fortalecer as cooperativas, a educação cooperativista na Bahia é vista como um pilar para construir uma sociedade mais colaborativa, justa e próspera para todos. As cooperativas educacionais se destacam por oferecer serviços de qualidade a preços justos e com visão social, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento das pessoas.
No contexto do Dia Internacional da Educação, celebrado em 24 de janeiro, o Sistema Oceb reforça seu compromisso com o desenvolvimento contínuo das cooperativas e programas educacionais. O Sescoop/BA apoia as cooperativas nas jornadas pedagógicas e na realização de aulões para o Enem, buscando sempre a melhoria contínua.
A presidente da Cooperativa Educacional de Xingó – Coopex, Arleide Gomes, destaca a parceria com o Sescoop/BA nos aulões que antecedem o Enem, ressaltando a importância dessas aulas para os resultados. Na Cooperativa Educacional de Porto Seguro – Cooeps, a preparação para o Enem inclui diversas ações, sendo o Aulão Show apoiado pelo Sescoop/BA um fator determinante para os excelentes resultados obtidos.
A atuação do Sistema Oceb e das cooperativas educacionais na Bahia reflete o compromisso com a excelência educacional e o desenvolvimento dos estudantes, contribuindo para um futuro promissor para toda a região.”