O Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas deste ano, promovido pelo Sistema Ocemg, reunirá cerca de 300 mulheres no Grande Hotel de Araxá, nos dias 23, 24 e 25 de maio. Na pauta, equidade de gênero, liderança e inovação são assuntos que darão o tom das discussões.
o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, acredita que o papel das mulheres é preponderante para o desenvolvimento sustentável das cooperativas, e por isso o Sistema Ocemg está sempre promovendo iniciativas que estimulem a participação feminina. A atuação das mulheres é estratégica para o crescimento do nosso setor.
As ações do Comitê Estadual de Mulheres Cooperativistas, incluindo a participação na realização do Encontro Estadual de Mulheres, estão gerando resultados importantes no que se refere à representatividade feminina nas cooperativas. Os workshops regionais que são promovidos pelo colegiado inspiram a criação de comitês de mulheres em cidades do interior de Minas. Em 2023, foram criados 15 desses comitês por cooperativas mineiras.
Programação – O Encontro Estadual de Mulheres no Cooperativismo começa no dia 23, com a abertura oficial do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, às 17h. Nesse dia, além da apresentação dos resultados do Comitê Estadual de Mulheres, o evento tem como ponto alto a palestra “Equidade de Gênero e Liderança Feminina nas Organizações”, da jornalista Giuliana Morrone, prevista para as 18h30.
No dia 24, o destaque é o painel “Mulheres, construindo e ocupando espaços”, apresentado pela produtora rural, empresária e comunicadora Camila Telles e pela influenciadora digital Lorrane Olivlet, com mediação da jornalista e repórter do Show da Vida, Tábata Poline.
A palestra de encerramento do evento, no dia 25, será feita pela fundadora da Keep Learning School (plataforma de cursos on-line), da Agência Despertar (agência de palestras), e da Produtora Flow, Dani de Maria.
A programação completa pode ser conferida no site do Sistema Ocemg: https://sistemaocemg.coop.br/evento/encontro-de-mulheres/