O Dia do Médico é especial para as cooperativas. Por exemplo, há 32 anos, um grupo de médicos se uniu para criar uma cooperativa financeira em Goiânia, voltada inicialmente ao setor médico. Desde então, a instituição passou por diversas transformações. E hoje é conhecida como Sicoob UniCentro Br, uma das cinco maiores cooperativas financeiras do Centro Oeste.
Embora tenha adotado o modelo de livre admissão, permitindo a entrada de novos cooperados de diversos setores, a instituição mantém um forte vínculo com a classe médica, oferecendo condições especiais e reforçando seu compromisso com os profissionais de saúde. Por essa razão, no contexto do Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, é importante destacar o papel fundamental que os médicos têm dentro da cooperativa, tanto em sua fundação quanto na gestão atual.
O diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia – que é oftalmologista e sócio do Hospital VER, uma referência no segmento no estado de Goiás –, destaca que o cuidado com a saúde financeira dos médicos está no DNA da cooperativa e é um elemento central de suas estratégias. Além de oferecer benefícios exclusivos e tarifas diferenciadas, a instituição se compromete com o desenvolvimento profissional e a educação financeira de seus cooperados médicos. “Nascemos como uma cooperativa voltada para esses profissionais, talvez por esse motivo essa preocupação seja tão importante para nós. Por isso destaco que, neste Dia do Médico, a cooperativa reafirma seu compromisso em apoiar a classe médica, oferecendo soluções financeiras que ajudam a transformar desafios em oportunidades de crescimento”, pontua.
Atualmente, com a livre admissão, Diogo revela que a instituição já atende mais de 130 mil cooperados e, no ano passado, inaugurou sua 100ª agência, localizada na Avenida Faria Lima, em São Paulo – região considerada o coração financeiro do Brasil. Já em 2024, o Sicoob UniCentro Br ultrapassou a marca histórica de R$ 8 bilhões em ativos – registro que representa o capital acumulado de tudo o que os cooperados investiram e que é administrado pela cooperativa, como depósitos, empréstimos, aplicações, dinheiro em conta, patrimônio, dentre outros. Diante desses números, Diogo avalia que a atuação da cooperativa impacta diretamente na vida cotidiana dos brasileiros nas cinco regiões nas quais atua, especialmente nos quesitos de descentralização do crédito, inclusão financeira e fortalecimento de pequenas economias.
Como um dos cooperados pioneiros, o atual presidente do Conselho Administrativo (gestão 2024/2027), o ginecologista e obstetra Clidenor Gomes Filho – que também possui ampla experiência em gestão de negócios, como sócio do Hospital e Maternidade Ela –, acredita que o tempo mostra a relevância e coragem que foi a ideia de propor a coordenação de duas atividades multifacetadas – médico e administrador – para enfrentar desafios concretos e tentar encontrar soluções aplicáveis. “Conseguimos reunir médicos que possuíam inúmeras habilidades, com pensamentos que geraram atitudes inovadoras em um momento complexo e extremamente vulnerável da economia brasileira. Olhando para trás, creio que fomos ousados e aguerridos, visionando já naquela época a importância do que é hoje o Sicoob UniCentro Br”, reflete.
Hoje, outros líderes médicos, como José Umberto Vaz de Siqueira e Rodrigo Naves Pinto, também desempenham papéis cruciais dentro da cooperativa. José Umberto ocupa a cadeira de diretor de Relacionamento e Inovação no Sicoob UniCentro Br, além de ser membro-titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e segundo vice-presidente da Associação Médica de Goiás (AMG), gestão 23/26. “Mesmo na medicina, é preciso entender bastante sobre gerir pessoas, sejam pacientes, funcionários ou prestadores de serviço. Por essa razão, atuar na cooperativa me ajuda a aprimorar minha capacidade de gestão, além de contribuir para meu crescimento profissional e pessoal”, avalia o diretor de Relacionamento e Inovação.
Assim como José Umberto, Rodrigo Naves reforça a ideia de que o conhecimento médico pode ser aplicado na gestão empresarial para fortalecer o crescimento sustentável da cooperativa. Como diretor de Controle e Riscos no Sicoob UniCentro Br, ele que também é angiologista e cirurgião vascular destaca que a precisão com que atua na profissão de origem é o que dá a ele habilidades para realizar seu papel na cooperativa financeira. “Não existe gestão empresarial bem-sucedida sem uma excelente gestão de negócios. Assim, conseguimos alavancar todos os projetos empresariais da área médica, aplicando os conhecimentos básicos da gestão de negócios, desde o atendimento a novos pacientes e clientes, até mesmo mapeando toda a jornada desse cliente dentro das clínicas ou dentro das nossas entidades empresariais”, enfatiza.