Em uma medida para trazer segurança ao combate à propagação do Covid-19, gestores da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Pernambuco (Coopanest-PE) tomaram uma atitude em defesa dos associados e demais profissionais que circulam pelas emergências dos hospitais. A cooperativa adquiriu máscaras, óculos de proteção e macacões de proteção hospitalar. Com a ação, a Coopanest tem o objetivo de dar tranquilidade aos médicos que enfrentam um déficit nos materiais de proteção pessoal nos grandes centros hospitalares do estado.
Só de máscaras, a cooperativa adquiriu cerca de 1300 do tipo N95 Pff2. Já óculos,de material acrílico, foram comprados por volta de 400 e 230 macacões descartáveis, que foram doados a diversos profissionais da saúde.
“Tínhamos que fazer alguma coisa. Primeiramente entramos em contato com a Secretaria de Saúde local e perguntamos em que poderíamos ajudar, como uma entidade de promoção à saúde. Foi passada a lista e agora damos o retorno aos profissionais”, comentou Helton Aquilles, gestor da Coopanest-PE. Todo o material foi comprado com o próprio capital da cooperativa, vindo do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates).
Todo o material está sendo gradualmente disponibilizado nas unidades hospitalares onde possuem pacientes com o Covid-19. Somente em Pernambuco, no dia de hoje, são 95 casos confirmados, com oito óbitos.
“Estamos atentos às necessidades dos nossos cooperados e temos o dever de fazer o possível para dar tranquilidade no trabalho dos nossos profissionais, que também estão na área de risco do vírus. Acreditamos que, com essa medida, estamos dando a nossa parcela de contribuição na diminuição do alastramento do Covid-19, na saúde dos cooperados e na promoção do bem-estar da sociedade”, finalizou Helton.