O Sistema OCB/GO apresentou dois ofícios para o Governo Estadual, nesta segunda-feira (16), em reunião realizada na Secretaria da Retomada, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Um deles solicita que as cooperativas de crédito que compõem os sistemas Sicoob e Sicredi em Goiás possam garantir assento como membros do Conselho de Desenvolvimento do Estado no Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Além disso, entregou ao governo estadual uma proposta de lei para facilitar a geração e consumo de energia fotovoltaica ou de outra fonte renovável, por meio de cooperativas.
O encontro foi intermediado pelo secretário da Retomada, César Moura, e teve a presença da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, que recebeu os ofícios das mãos do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.
Apoio ao cooperativismo
Durante a reunião, Gracinha Caiado assistiu a uma palestra sobre cooperativismo apresentada pelo analista da OCB/GO Victor Rios. Ela conheceu os principais conceitos, história, princípios, ramos e números do modelo de negócios em Goiás e no País.
A apresentação foi um pedido da própria primeira-dama, que sentiu a necessidade de obter informações mais precisas sobre o cooperativismo. A intenção, segundo ela, é desenvolver projetos de criação de novas cooperativas para gerar renda e oportunidades em municípios goianos com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Fonte: Sistema OCB/GO.