O Sistema Ocemg promove em 26 de setembro o debate “Cooperativismo no Contexto da Energia Fotovoltaica”, tema do Seminário marcado para o as 08h30, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. Durante o evento, serão apresentados ao público o panorama e as perspectivas futuras sobre a energia fotovoltaica no país e no mundo. Também será debatido o novo marco legal da energia no Brasil.
Por exemplo, as “Agenda de Relacionamentos” terão dois momentos. São reuniões de negócios entre os participantes e fornecedores de soluções referentes a projetos, estudos, crédito e outros para a construção de usinas fotovoltaicas. Para participar, o convidado deve optar por essa categoria no ato da inscrição – clicar em “Agenda de Relacionamento”. A organização fará contato com os interessados para articular as reuniões.
Minas Coop Energia
O Sistema Ocemg conhece os benefícios gerados pelas fontes renováveis e compartilha da preocupação mundial com as mudanças climáticas, assim como entende o papel do cooperativismo no atingimento de pautas referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Por isso, em 2021, lançou o Programa de Energia Fotovoltaica do Cooperativismo Mineiro. A iniciativa busca promover e incentivar a implantação de usinas de energia fotovoltaica pelas cooperativas, com doação de parte gerada para entidades beneficentes. A proposta busca também a redução da emissão de gás carbônico na atmosfera, o estímulo à geração de energia limpa e renovável a preços mais acessíveis, o aumento da eficiência energética das cooperativas e entidades filantrópicas beneficiadas, além de gerar emprego e renda para os municípios que recebem as usinas.
Assim, o programa já permitiu ao Sistema Ocemg alcançar a autossuficiência. Desde junho, os prédios da entidade já têm suas contas zeradas, sobretudo a partir da compensação da energia gerada nas usinas fotovoltaicas inauguradas no final do ano passado no Norte de Minas, nas cidades de Cristália e Botumirim.
As cooperativas que têm interesse em conhecer o projeto e saber como integrar ao MinasCoop Energia podem entrar em contato pelo e-mail: ocemg@sistemaocemg.coop.br
Leia também: Ocemg lança novo ciclo do Programa de Gestão das Cooperativas no dia 17































