Mais um projeto de cooperação e cidadania reforça a imagem do cooperativismo. Dessa vez foi em Araçatuba, onde a prefeitura local e o Sicredi Alta Noroeste SP firmaram parceria para alavancar o programa “A União Faz a Vida” na rede municipal de ensino.
O programa A União Faz a Vida conta com o auxílio da Fundação Sicredi. Envolve umaa equipe de crianças e adolescentes, os ‘perguntadores’, que atuam como entrevistadoras de adultos sobre diversos temas relacionados ao Programa.
A ideia é inovadora na educação, como explica um dos organizadores:
“O Programa A União Faz a Vida traz para as escolas uma forma diferente de ensinar e aprender. Estimula crianças e adolescentes a perguntar, para explorar novos saberes e encontrar novas respostas. Com a campanha baseada nos ‘Perguntadores’, reforçamos o caráter investigativo e curioso dos estudantes, fundamental para o processo de aprendizado”, afirma Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Fundação Sicredi.
O mote da campanha é “Gente que pergunta cresce”. resulado dos trabalhos sobre cooperação e cidadania seráo postados nos canais do Instagram e Facebook da Central Sicredi.
O Sicredi criou o programa há sete anos. Promove a formação continuada de professores e gestores escolares, nas cidades de nas cidades de Penápolis, Birigui e Andradina. Desse moodo, oferece apoio para desenvolver o currículo escolar a partir de uma metodologia de projetos que parte do interesse do aluno. É a principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira.
No município paulista, a parceria foi firmada no dia 24 de janeiro de 2023 em cerimônia realizada na agência da instituição na rua General Glicério. O prefeito Dilador Borges assinou o termo. Acompanharam a secretária de Educação, Silvana Sousa e Souza e o presidente da Central Sicredi, Manfred Alfonso Dasenbrockm e pelo presidente da Sicredi Alta Noroeste SP, Américo Stuhr Péchy.