Exemplo de Bioeconomia, a história da Cooperativa de Produtores de Açaí do Amapá integra o webinar “Produtos da floresta, de onde vêm? Para onde vamos?”, que acontecerá no próximo dia 29 às 09h30, cujo objetivo é apresentar histórias de sucesso e mostrar que é possível explorar e conservar ao mesmo tempo e, mais do que isso, que os mercados compradores podem – e devem – ser vetores de transformação socioambiental.
Apesar de parecer uma novidade, a bioeconomia já existe há muitos anos na Amazônia e em outros biomas. São diversos os produtos que já fazem parte dela, como o açaí, a castanha, os óleos, a borracha, a madeira, entre outros. Vale destacar que muitos desses produtos possuem mercados em forte expansão. A grande novidade agora é a vontade ou a necessidade de ampliar essa iniciativa.
O FSC promove o webinar, que terá a mediação de Amanda Quaresma. Participantes confirmados sãp Ana Margarida Castro Euler, pesquisadora da Embrapa Amapá, Daniela Vilela, diretora executiva do FSC Brasil, Amiraldo Picanço, atual presidente da Amazonbai. Também participam Wanderley Cruz, Gestor da Usina de Óleos da Associação Agroextrativista das Comunidades da RDS do Rio Uatumã, Louise Lauschner, especialista em Iniciativas de Produção Sustentável no Idesam, Luis Fernando Iozzi, diretor de Projetos do Instituto Terroá e Renato Tamanho, proprietário da GHF.




























