O caso Altercamp está perto do fim. Após 68 dias de trabalho, a Comissão de Sindicância Interna, composta por funcionários de carreira da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), concluiu que não há indícios de irregularidade no contrato firmado entre a Prefeitura de Campinas e a cooperativa de transporte público coletivo municipal Altercamp. O resultado da sindicância foi divulgado nesta segunda-feira, 18 de setembro.
Durante o processo, foram analisadas 918 folhas de documentos coletados em diversas áreas da Emdec e consultadas 21 pessoas sobre processos e procedimentos. O documento final, resultado do trabalho da Comissão, ressalta que os dados operacionais apresentados pela Altercamp não se sobressaem em comparação com outras cooperativas e empresas do sistema e que qualquer possível ação de favorecimento envolveria uma parte substancial de áreas e colaboradores da Emdec.
Desde o início da operação do Ministério Público contra membros da cooperativa, a Emdec tem prestado todas as informações solicitadas para a efetiva investigação do caso. A Emdec também suspendeu as permissões dos três investigados e acompanha os desdobramentos das investigações, fornecendo todas as informações solicitadas pelo MP.
O processo de sindicância interno foi prorrogado em função da complexidade do tema e para o cruzamento dos dados levantados. A sindicância administrativa foi prorrogada por mais cinco dias para a conclusão dos trabalhos, que foram concluídos no dia 15 de setembro com divulgação dos resultados nesta segunda (18).




























