Pesquisa sobre inovação em cooperativas registra que 80% delas introduziram algo novo em seus processos de trabalho. O estudo foipromovido pelo Sistema OCB, em parceria com a Checom no início de 2024. Mais de mil cooperativas de todos os ramos e estados responderam ao questionário. O tema central enfocou a importância da inovação para o sucesso e competitividade das cooperativas no país.
Dentre os principais resultados, destaca-se que cerca de 70% das cooperativas envolveram seus integrantes em cursos ou programas de treinamento voltados para a inovação. Além disso, 87% dos respondentes acreditam na importância de inovar, com uma autoavaliação média de 6,2. A pesquisa também identificou que 89% das cooperativas que responderam são singulares. Os setores que mais inovaram foram Marketing e Comunicação Externa (63%), Atendimento aos Clientes (53%), Tecnologia (48%) e Comercial (43%).
Guilherme Costa, gerente de núcleo de inteligência e inovação da OCB, ressaltou a evolução das cooperaativas. Principalmente quanto ao reconhecimento da importância da liderança no processo de inovação das cooperativas. No entanto, apontou a necessidade de avanços. Sobretudo na incorporação da cultura de inovação nos planejamentos, na destinação de recursos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e na mensuração dos resultados para a competitividade do negócio.
Principais setores de inovação em cooperativas
Os setores que mais inovaram foram o de Marketing e Comunicação Extena das cooperativ, com índice de 53%. O mesmo índice coube ao atendimento a clientes. Em seguida, o setor de tecnologia(48%) e o de vendas e exportações (43%)
A pesquisa também elencou os principais desafios e obstáculos para a implementação de projetos de inovação, sendo a falta de dinheiro e financiamento o maior deles, apontado por 45,95% dos pesquisados. Outros desafios incluem a falta de organização de ideias e projetos (34,27%) e a falta de capacitação da equipe (32,37%).
Este estudo, realizado nas cinco regiões do país, teve como objetivo entender a evolução e as tendências das cooperativas brasileiras em relação à inovação, evidenciando a importância da inovação para o fortalecimento e sucesso do cooperativismo no Brasil.