O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, defendeu medidas como frma de garantir a igualdade de condições entre a produção acional e a estrangeira com a tributação de produtos importados de até US$ 50. Ele deu entreista à TV Band News neta sexta-feira (31).
Alckmin defendeu uma medida como forma de garantir a igualdade de condições entre empresas nacionais e estrangeiras. O ministro argumentou que as empresas brasileiras arcam com custos como PIS, Cofins, contribuição previdenciária e impostos sobre folha de pagamento, enquanto empresas de outros países, muitas vezes, não possuem as mesmas obrigações.
A proposta inicial do governo previa uma tributação de até 60% sobre o valor dos produtos, mas após negociações com o Congresso, uma alíquota foi introduzida em 20%. Alckmin considera que uma alíquota final, equivalente à soma de PIS e Cofins, atende “parcialmente” às demandas da indústria nacional.
Alckmin e a Indústria Automotiva
O vice-presidente também comentou sobre o programa para o setor automotivo que, segundo ele, já atrai R$ 130 bilhões em investimentos. A medida prevê incentivos fiscais para estimular a produção nacional, a inovação e a descarbonização da indústria.
Alckmin se posicionou contra a emenda inserida no projeto que trata da obrigatoriedade de conteúdo local no setor do petróleo. Para o ministro, a medida não possui relação com o projeto original e deveria ser debatida separadamente.
Auxílio às Vítimas das Enchentes no Rio Grande do Sul:
No 15° CBC, Alckmin presenciou a mobilização do cooperativismo em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande Do Sul. Na entrevista, ele voltou a expressar solidariedade aos atingids pela catástrofe natural. Afirmou que o governo está trabalhando para ajudar na assistência das áreas afetadas. O ministro destacou medidas como a antecipação de recursos do FPM, a suspensão do pagamento da dívida do estado com a União e a oferta de crédito com juros zero para agricultores e empresários.
Nesse sentido, o governo estuda reduzir impostos e negociar com fabricantes de eletrodomésticos da chamada linha branca (fogões, geladeiras, máquinas de lavar). Sobretudo para oferecer descontos aos moradores do Rio Grande do Sul que tiveram seus bens perdidos nas enchentes. A expectativa é que o desconto fique em torno de 15%.
Missões Internacionais:
Alckmin embarca nos próximos dias para Arábia Saudita e China em busca de investimentos e parcerias comerciais. Assim, o vice-presidente participará de encontros com empresários e autoridades, buscando investimentos em infraestrutura, agronegócio e outros setores estratégicos.