BR Cooperativo: O portal de notícias do cooperativismo brasileiro
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Login
  • Portal
    • Colunistas
      • Artigos
    • Quem somos
    • Expediente
  • Cooperativismo
    • O que é o Cooperativismo
    • Como funciona uma cooperativa
  • Últimas Notícias
    • Eventos
  • Inovação
  • Agronegócio
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo
  • Portal
    • Colunistas
      • Artigos
    • Quem somos
    • Expediente
  • Cooperativismo
    • O que é o Cooperativismo
    • Como funciona uma cooperativa
  • Últimas Notícias
    • Eventos
  • Inovação
  • Agronegócio
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo
Sem resultado
Ver todos os resultados
BR Cooperativo: O portal de notícias do cooperativismo brasileiro
Sem resultado
Ver todos os resultados
Propaganda
Home Agronegócio

Biogás ganha incentivo dos Três Poderes

Claudio Rangel De Claudio Rangel
27/08/2024
Reading Time: 3 mins read
0
Biogas

Reunião da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas Foto:Mario Agra / Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

 O biogás ganha relevância no país, principalmente no setor agropecuário. Cooperativistas encontram apoio no crédito para suas fazendas enquanto que o secretário de Economia Verde do Ministério do Desenvolvimento, Rodrigo Rollemberg, destaca a estratégia de descarbonização para impulsionar o combustível.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cooperativas ganham espaço na infraestrutura digital brasileira

Presidiários reduzem pena ao coletar óleo para reciclagem

Cooperativas de artesanato buscam novos compradores no mercado europeu

Por exemplo, Pedro Kohler, proprietário de uma usina de biogás em Marechal Cândido Rondon (PR) que transforma resíduos orgânicos em energia renovável, construiu o seu negócio graças ao financiamento da cooperativa de crédito. “O apoio da Cresol foi crucial para o desenvolvimento da minha usina de biogás. Eles não apenas forneceram o financiamento, mas também acreditaram na nossa visão de sustentabilidade”, destaca o cooperado.

Pacto dos  Três Poderes

Em um raro momento de paz, Executivo, Congresso e STF firmaram o Pacto pela Transformação Ecológica. A assinatura do  Plano Nacional de Transição Energética promete trazer novas oportunidades sobretudo na agropecuária e na gestão de resíduos sólidos.

Porém, na base da pirâmide há muitas reclamações. O presidente da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren), Yuri Schmitke, criticou o atraso no fim dos lixões e pediu mais investimento no aproveitamento do metano como energia.

“O metano é um gás de baixa persistência: se eu cortar o metano hoje, ele sai da atmosfera daqui a 5 a 10 anos. O CO₂, não: se eu cortar hoje, ele demora décadas. E nós estamos falando de uma questão urgente. As emissões evitadas por meio do biogás e do biometano são 11 a 15 vezes maiores do que as outras energias renováveis. Por que essa renovável [biometano] não tem um destaque maior no plano de descarbonização?”

Os especialistas explicam que o biogás é “mistura de gases produzida pela decomposição biológica de recursos orgânicos”. Enquanto o biometano é “gás natural renovável derivado da purificação do biogás”. 

Para o governo, os dois combustíveis são estratégicos no atual processo de transição energética do país, podendo substituir o poluente diesel, por exemplo. 

Defesa do Biogás

De acordo com a Associação Brasileira de Biogás (Abiogas), os projetos são relevantes. A entidade defende a aprovação de projetos de lei como o que incentiva as propostas de combustíveis do futuro (PL 528/20), do Programa Nacional da Recuperação Energética de Resíduos (PL 1202/23) e da regulamentação do mercado de carbono (PL 2145/15, aprovado na Câmara ano passado, que no Senado recebeu o número 182/24).

Segundo a Abiogas, o Brasil tem hoje 1365 plantas de biogás com capacidade de gerar 11,2 milhões de metros cúbicos por dia e 31 plantas de biometano com capacidade diária de 1,6 milhão de m³. Tudo ainda bem abaixo do potencial do país, que é de 120 milhões de m³/dia.

O superintendente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), André Galvão, fez um apelo: “Enxerguem o setor de resíduos como uma grande oportunidade de baixo custo para descarbonizar a economia.”

Com informações da Agência Câmara.

Tags: CresolEconomia verdeRodrigo Rollemberg
CompartilharTweetCompartilhar
Claudio Rangel

Claudio Rangel

Formado em Comunicação Social, Habilitação Básica em Jornalismo, pela Universidade Gama Filho, em 1983, com pós-graduação em Assessoria de Imprensa pela Universidade Estácio de Sá (2000), pós-graduação em Gestão Executiva de Cooperativas pelo Sescoop-RJ, pós-graduação em Gestão de Processos pela Execoop, em 2025. Participou da Dominiumcoop em 2000 e da OCB-RJ no mesmo ano, atualmente é diretor da Cooperativa de Profissionais de Comunicação e Marketing - Comunicoop e editor da Revista BR Cooperativo. Edita a Folha do Motorista do Rio de Janeiro, que trata também do cooperativismo de transporte.

Relacionado Postagens

Coperativas de infraestrutura digirtal
Inovação

Cooperativas ganham espaço na infraestrutura digital brasileira

08/09/2026
Presidiarios
Meio Ambiente

Presidiários reduzem pena ao coletar óleo para reciclagem

08/09/2026
Cooperativa de artesanato
Eventos

Cooperativas de artesanato buscam novos compradores no mercado europeu

07/09/2026
Revista

Revista BR Coop nº 46 destaca CulturaCoop e ações do Dia C 2026

07/09/2026
Cooperativismo Mineral
Cooperativismo Mineral

Cooperativismo mineral entra no debate sobre nova política de minerais críticos no Brasil

04/09/2026
Expomerco 2026
Agronegócio

EXPOMERCO 2026 projeta R$ 10 milhões em negócios com máquinas e tecnologia para o campo

04/09/2026
Próximo Post
Data Coop

Data Coop Lança Software Inovador no BRmaisCoop 2024

Ivens Arua

Cooperativas Independentes: Supervisão do BC é tema de encontro

Um canal de notícias Comunicoop

Redação, Administração e Publicidade: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 1.111, bl. 2, sl. 216 – Barra da Tijuca – CEP 22775-039 – Rio de Janeiro – RJ

Redação:

redacao@brcooperativo.com.br – (21) 2533-6009

Comercial:

montenegro@brcooperativo.com.br  – (21) 99877-7735

Siga-nos

© 2022 BR Cooperativo - Todos so direitos reservados .

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Portal
    • Colunistas
      • Artigos
    • Quem somos
    • Expediente
  • Cooperativismo
    • O que é o Cooperativismo
    • Como funciona uma cooperativa
  • Últimas Notícias
    • Eventos
  • Inovação
  • Agronegócio
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo

© 2022 BR Cooperativo - Todos so direitos reservados .

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida

Recupere sua senha

Digite os detalhes para redefinir a senha

Conecte-se