BR Cooperativo: O portal de notícias do cooperativismo brasileiro
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Login
  • Portal
    • Quem somos
    • Expediente
  • Últimas Notícias
  • Destaques
    • Agronegócio
    • Consumo
    • Crédito cooperativo
    • Educação
    • Eventos
    • Infraestrutura
  • Artigos
  • Colunistas
  • Agronegócio
  • Inovação
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo
  • Portal
    • Quem somos
    • Expediente
  • Últimas Notícias
  • Destaques
    • Agronegócio
    • Consumo
    • Crédito cooperativo
    • Educação
    • Eventos
    • Infraestrutura
  • Artigos
  • Colunistas
  • Agronegócio
  • Inovação
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo
Sem resultado
Ver todos os resultados
BR Cooperativo: O portal de notícias do cooperativismo brasileiro
Sem resultado
Ver todos os resultados
Propaganda
Home Últimas Notícias

Cooperativismo gaúcho traz ao RS referências nacionais em negócios para impulsionar setor

Evento do Sistema Ocergs ocorre nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul

BR Cooperativo De BR Cooperativo
29/10/2024
Reading Time: 5 mins read
0
Cooperativismo gaúcho traz ao RS referências nacionais em negócios para impulsionar setor

Presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann. Foto: Divulgação.

No ano em que o Rio Grande do Sul mostrou a sua capacidade de superação, o Sistema Ocergs irá realizar o maior evento da história recente do cooperativismo gaúcho, a Semana de Competitividade. Referências nacionais do mercado como a economista Zeina Latif e o futurista Tiago Mattos estão entre os convidados que irão conduzir palestras, workshops e trilhas sobre diferentes temas para impulsionar a competitividade das cooperativas. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Prêmio BRC – The Best Coop celebra 20 anos dos canais BR Cooperativo e homenageia lideranças do cooperativismo

Expocitros 2026: setor citrícola se prepara para debater inovação, sustentabilidade e competitividade global

Acordo Mercosul–União Europeia entra em vigor e coloca certificação digital no centro das exportações cooperativas

Com a apresentação da jornalista Mari Palma, reconhecida e premiada pelo trabalho no G1, na TV Globo e na CNN Brasil, o evento será nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul. As inscrições já foram encerradas, e as vagas são exclusivas para associados, colaboradores e presidentes das cooperativas registradas no Sistema Ocergs.

O objetivo da Semana da Competitividade é impulsionar, fortalecer e qualificar o cooperativismo no Estado. O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, explica que a Semana de Competitividade está sendo planejada pensando nos interesses de técnicos e dirigentes de cooperativas, dentro de um contexto atual de mercado. 

“É uma grande oportunidade não só para tornarmos o cooperativismo como um todo mais competitivo, mas também para agregar valor dentro das suas cooperativas, das suas gestões e das suas comunidades”, define Hartmann.  

Destaques da programação 

Com o objetivo de tornar o cooperativismo gaúcho mais competitivo e conectado ao mercado e ao futuro, os conteúdos abordados na Semana de Competitividade foram divididos em quatro trilhas fundamentais:  

1 – Pessoas e Lideranças: focada na formação de líderes que terão a missão de guiar as cooperativas no contexto atual, marcado pela crescente interação online e pelos desafios trazidos pela Inteligência Artificial.

2 – Negócios e ESG: o propósito cooperativista mostra que é possível e imprescindível equilibrar resultados concretos e ações sustentáveis, encontrando soluções ética e socialmente responsáveis para desenvolver as comunidades onde as cooperativas estão inseridas.

3 – Gestão Orientada por Dados: os líderes de cooperativas que tomam decisões baseadas em dados têm maiores chances de acertar, porque conseguem ter mais agilidade e assertividade na identificação de oportunidades, tendências e ameaças.

4 – Comunicação: habilidade técnica fundamental para a transmissão de informações e conhecimento com qualidade. A partir desta trilha, os profissionais irão aprender técnicas para aprimorar a comunicação do propósito e dos diferenciais do cooperativismo à sociedade.

A programação contará com referências do mercado e do meio intelectual brasileiro, incluindo:

Andrea Iorio: palestrante, escritor e professor da Fundação Dom Cabral, é uma das maiores autoridades do país em Liderança, Inovação e Soft Skills (habilidades comportamentais) no contexto da transformação digital. Ele enxerga as tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) não como fim, mas como um meio para a transformação das pessoas e das competências profissionais.

Zeina Latif: sócia-diretora da Gibraltar Consulting, é uma das economistas mais influentes do mercado brasileiro. Já escreveu periodicamente para os jornais Estadão e O Globo, defendendo o controle dos gastos públicos.  

Tiago Mattos: expert em futuros e cofundador de iniciativas da nova economia, Tiago é empreendedor, autor e professor.  Foi o primeiro brasileiro a ser membro do corpo docente da Singularity University (EUA), organização que nasceu da parceria de NASA e Google. Seu trabalho influenciou decisões estratégicas de dezenas de organizações no Brasil. Além disso, Tiago já participou de encontros com líderes de Microsoft, Coca-cola, Fiat/Chrysler, Merck e ABI/Ambev. 

Léo Farah: especialista em Gestão de Desastres pela Unesco, vivenciou diferentes experiências em que foi necessário agir com a razão em cenários de extrema emoção. Léo Farah compartilha histórias, teorias e técnicas que podem ajudar a atingir objetivos, resgatar valores e salvar vidas.

André Carvalhal: especialista em design para sustentabilidade, defende um cenário com empresas, indústrias e mercado mais responsáveis em relação aos danos causados ao planeta e ao meio ambiente pelo consumo excessivo. 

Alexandre Pellaes: palestrante, pesquisador e especialista em novos modelos de gestão e futuro do trabalho, foi duas vezes capa da Revista Você S.A. e duas vezes palestrante TEDx. Em mais de 20 anos de carreira, foi de estagiário a CEO em empresas nacionais, multinacionais, públicas e privadas. Estuda novas práticas de trabalho, ajudando pessoas e organizações a terem uma relação mais saudável e produtiva.

Confira a programação completa:

28/10

13h: Credenciamento

13h30: Abertura do Evento

14h30: Palco principal: palestra magna, com Leo Farah – Heróis gaúchos: como superar tempos difíceis 

15h45: Coffee break

16h15: Palco principal: palestra magna, com Tiago Mattos – Criatividade do futuro

29/10

9h: Boas-vindas

9h10: Palco principal: palestra magna, com Alexandre Pellaes

10h30: Coffee break

10h50: Painelista Sheila Mittelstaedt

12h: Almoço

13h30: Painelista Mariana Pinho Duarte – Unimed BH

14h10: Painelista Gustavo Loyola

14h40: Programa de Ideias

15h: Mediação com Isaura Morel

15h30: Coffee break

16h: Palco principal: palestra magna, com Estevan Sartoreli

30/10

8h30: Início do evento

8h40: Painelista Rosilene Rosado

10h: Coffee break

10h30: Palco principal: palestra magna, com Zeina Latif – Cenários econômicos11h40: Encerramento

CompartilharTweetCompartilhar
BR Cooperativo

BR Cooperativo

Cobertura do coopeativimo brasileiro apuradas pela Redação do Portal BR Cooperativo. Sugestões de pauta para os e-mails redacao@brcooperativo.com.br e claudio.rangel@comunicoop.com.br.

Relacionado Postagens

Premio BR+Coop
Eventos

Prêmio BRC – The Best Coop celebra 20 anos dos canais BR Cooperativo e homenageia lideranças do cooperativismo

07/05/2026
Expocitros 2026
Eventos

Expocitros 2026: setor citrícola se prepara para debater inovação, sustentabilidade e competitividade global

06/05/2026
Acordo Mercosul-União Europeia
Agronegócio

Acordo Mercosul–União Europeia entra em vigor e coloca certificação digital no centro das exportações cooperativas

05/05/2026
Cooperativismo mineiro
Cooperativismo

Cooperativismo mineiro reforça educação política para fortalecer representação em 2026

05/05/2026
BR Cooperativo Nº 43
Revista

Revista BR Cooperativo nº 43 já está disponível com os principais temas do cooperativismo em 2026

07/05/2026
Feiras do Agro
Agronegócio

Feiras do agro não são luxo. São pontes.

06/05/2026
Próximo Post
desenvolvimeto genético

Desenvolvimeto genético: Capal promove projeto de inseminação artificial em SP

Uniodonto Campinas

Uniodonto Campinas lança atendimento diferenciado para idosos

Concred 2026

Um canal de notícias Comunicoop

Redação, Administração e Publicidade: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 1.111, bl. 2, sl. 216 – Barra da Tijuca – CEP 22775-039 – Rio de Janeiro – RJ

Redação:

redacao@brcooperativo.com.br – (21) 2533-6009

Comercial:

montenegro@brcooperativo.com.br  – (21) 99877-7735

Siga-nos

© 2022 BR Cooperativo - Todos so direitos reservados .

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Portal
    • Quem somos
    • Expediente
  • Últimas Notícias
  • Destaques
    • Agronegócio
    • Consumo
    • Crédito cooperativo
    • Educação
    • Eventos
    • Infraestrutura
  • Artigos
  • Colunistas
  • Agronegócio
  • Inovação
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo

© 2022 BR Cooperativo - Todos so direitos reservados .

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida

Recupere sua senha

Digite os detalhes para redefinir a senha

Conecte-se