BR Cooperativo: O portal de notícias do cooperativismo brasileiro
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Login
  • Portal
    • Quem somos
    • Expediente
  • Últimas Notícias
  • Destaques
    • Agronegócio
    • Consumo
    • Crédito cooperativo
    • Educação
    • Eventos
    • Infraestrutura
  • Artigos
  • Colunistas
  • Agronegócio
  • Inovação
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo
  • Portal
    • Quem somos
    • Expediente
  • Últimas Notícias
  • Destaques
    • Agronegócio
    • Consumo
    • Crédito cooperativo
    • Educação
    • Eventos
    • Infraestrutura
  • Artigos
  • Colunistas
  • Agronegócio
  • Inovação
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo
Sem resultado
Ver todos os resultados
BR Cooperativo: O portal de notícias do cooperativismo brasileiro
Sem resultado
Ver todos os resultados
Propaganda
Home Consumo

Golpes no Brasil: uma tentativa a cada 2,5 s em novembro

BR Cooperativo De BR Cooperativo
20/02/2025
Reading Time: 5 mins read
0
golpes

O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de diligências de golpes evitados em novembro. Pelo quinto mês consecutivo, totalizando 1.020.304 casos — frequência de uma ocorrência a cada 2,5 segundos. Isto signfica um aumento de 14,2% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ocergs reconduz Darci Hartmann à presidência e elege Márcio Port como vice

FGCoop aprova contas de 2025 e reforça governança do cooperativismo de crédito em assembleia geral

Seminário BC/OCB: Tânia Zanella destaca maturidade e solidez do cooperativismo em debate sobre o SNCC

“As fraudes digitais representam um risco crescente para consumidores e empresas, e nosso objetivo é fortalecer a segurança em cada etapa da jornada”, destaca Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian. “As tecnologias que utilizamos para identificar padrões fraudulentos e prevenir golpes tem sido essenciais para que as empresas possam identificar as tentativas antes que causem prejuízos”, completa. Veja no gráfico abaixo os dados de tentativas de fraude dos últimos 12 meses:

Mais da metadedos golpes é detectada por inconsistências nas informações cadastrais. Na visão por modalidade das tentativas, mais da metade (56%) das ocorrências, foi identificada devido a inconsistências nas informações cadastrais, que incluem discrepâncias entre os dados fornecidos pelos usuários e as informações registradas em bases confiáveis ou oficiais, como CPF, endereço, data de nascimento ou histórico financeiro. Rocha explica que “essas inconsistências, muitas vezes, indicam tentativas de criar identidades falsas, manipular dados existentes ou utilizar informações de terceiros de forma fraudulenta”.

Além disso, padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e à validação biométrica corresponderam a 36,7% das ocorrências, enquanto a verificação de dispositivos contribuiu com 7,3%, reforçando a necessidade de soluções integradas para combater diferentes modalidades de fraude. Veja a participação de cada modalidade no gráfico a seguir:

Bancos e Cartões concentraram mais de 50% dos golpes

Do total de tentativas de fraude evitadas em novembro, o segmento de “Bancos e Cartões” liderou como o preferido dos criminosos (52,7%), enquanto o de “Varejo” apresentou a menor incidência (2,1%). Já em relação à faixa etária, os cidadãos entre 36 e 50 anos foram os mais visados para os golpes, representando 33,3% dos casos. Veja, no gráfico abaixo, a relação de segmentos e, na tabela em seguida, a participação por faixa etária:

Ainda em novembro de 2024, o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian revelou que todas as Unidades Federativas (UF) registraram queda nas diligências quando comparado com o mês anterior. A maior foi em Santa Catarina (-4,1%). Ainda assim, a visão por volume indicou que os estados do Sul e Sudeste continuaram na mira dos golpistas. Confira no gráfico abaixo os dados estaduais e, na tabela em seguida, a variação mensal:

 

Apesar da queda no volume total de fraudes em todas as Unidades Federativas (UFs), a taxa de tentativas por milhão de habitantes ainda preocupa, superando 4,7 mil registros por milhão. O Distrito Federal liderou o ranking com mais de 7 mil ocorrências por milhão de habitantes, seguido por São Paulo, Mato Grosso e outros cinco estados que também ultrapassaram a média nacional. Confira os dados estaduais no gráfico a seguir:

“Combinar soluções antifraude, sem que impactem a experiência do usuário, e somá-las à conscientização dos consumidores, é primordial para que possamos cada vez mais inibir a ação de golpistas e proteger as identidades digitais de pessoas e operações das companhias”, destaca Rocha. Segundo o diretor, é necessário seguir investindo em tecnologia e conscientização para combater fraudes.

Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger

Consumidores:

  • Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
  • Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

Empresas:

  • Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.
  • Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
  • Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
  • Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.
  • Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente.
Tags: fraudesSerasa
CompartilharTweetCompartilhar
BR Cooperativo

BR Cooperativo

Cobertura do coopeativimo brasileiro apuradas pela Redação do Portal BR Cooperativo. Sugestões de pauta para os e-mails redacao@brcooperativo.com.br e claudio.rangel@comunicoop.com.br.

Relacionado Postagens

ago ocergs 2026
Cooperativismo

Ocergs reconduz Darci Hartmann à presidência e elege Márcio Port como vice

17/04/2026
FGCoop
Crédito cooperativo

FGCoop aprova contas de 2025 e reforça governança do cooperativismo de crédito em assembleia geral

17/04/2026
Seminário BC/OCB: Tânia Zanella destaca maturidade e solidez do cooperativismo em debate sobre o SNCC
Crédito cooperativo

Seminário BC/OCB: Tânia Zanella destaca maturidade e solidez do cooperativismo em debate sobre o SNCC

17/04/2026
Cooperja
Agronegócio

Cooperja firma contrato internacional e amplia presença no mercado global

16/04/2026
Vanir Zanatta
Agronegócio

Perigosa dependência externa

16/04/2026
Agricultura familiar - Esther Dweck
Agronegócio

Esther Dweck destaca papel das cooperativas de crédito no fortalecimento da agricultura familiar e do protagonismo feminino

15/04/2026
Próximo Post
CCBC

CCBC inaugura escritório em Ribeirão Pretoque pode impulsionar negócios de cooperativas com o Canadá

9ª xpoAgro

9ª ExpoAgro Cotricampo atrai jovens do Sistema Ocergs

Concred 2026

Um canal de notícias Comunicoop

Redação, Administração e Publicidade: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 1.111, bl. 2, sl. 216 – Barra da Tijuca – CEP 22775-039 – Rio de Janeiro – RJ

Redação:

redacao@brcooperativo.com.br – (21) 2533-6009

Comercial:

montenegro@brcooperativo.com.br  – (21) 99877-7735

Siga-nos

© 2022 BR Cooperativo - Todos so direitos reservados .

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Portal
    • Quem somos
    • Expediente
  • Últimas Notícias
  • Destaques
    • Agronegócio
    • Consumo
    • Crédito cooperativo
    • Educação
    • Eventos
    • Infraestrutura
  • Artigos
  • Colunistas
  • Agronegócio
  • Inovação
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo

© 2022 BR Cooperativo - Todos so direitos reservados .

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida

Recupere sua senha

Digite os detalhes para redefinir a senha

Conecte-se