No programa CoopCafé desta terça-feira (29), dois grandes temas de extrem trazem novidades o cenário das cooperativas no Brasil e no mundo. Um dos principais assuntos do programa é como foi a posse de Luiz Lesse, presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras). Lesse assume a liderança em um momento estratégico, já que 2025 é considerado o Ano Internacional das Cooperativas. Assim, a iniciativa desta a importância do modelo cooperativo no fortalecimento das economias locais e na promoção de um desenvolvimento mais sustentável.
Luiz Lesse fala sobre o cenário atual do cooperativismo financeiro no Brasil. Destaque para o papel essencial das cooperativas de crédito na inclusão financeira e no suporte às comunidades. Ele ressalta como o setor tem crescido de forma significativa nos últimos anos, consolidando-se como uma alternativa sólida e confiável para milhões de brasileiros.
Outro ponto abordado por Lesse,i o Fórum Integrativo Confebras, que acontece em outubro, na cidade de João Pessoa, Paraíba. O evento será um espaço de diálogo e troca de experiências entre cooperativas de diversas regiões do país, com o objetivo de promover a inovação e o fortalecimento do cooperativismo financeiro. De acordo com o presidente, o fórum será uma oportunidade única para discutir os desafios e as oportunidades do setor, especialmente em um ano tão significativo para o cooperativismo global.
Imersão do Cooperativismo Pré-COP 30
A segunda parte do programa trouxe a participação especial de Débora Ingrisano, que está à frente da Imersão do Cooperativismo Pré-COP 30. Esse projeto inovador tem como objetivo preparar as cooperativas brasileiras para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em 2025, em Belém, no Pará.
Débora destacou a importância de o cooperativismo estar engajado nas discussões sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. Ela explicou que a imersão busca capacitar lideranças cooperativistas para que possam integrar práticas sustentáveis em suas operações, além de contribuir de forma ativa para os debates globais sobre o clima.



























