BR Cooperativo: O portal de notícias do cooperativismo brasileiro
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Login
  • Portal
    • Colunistas
      • Artigos
    • Quem somos
    • Expediente
  • Cooperativismo
    • O que é o Cooperativismo
    • Como funciona uma cooperativa
  • Últimas Notícias
    • Eventos
  • Inovação
  • Agronegócio
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo
  • Portal
    • Colunistas
      • Artigos
    • Quem somos
    • Expediente
  • Cooperativismo
    • O que é o Cooperativismo
    • Como funciona uma cooperativa
  • Últimas Notícias
    • Eventos
  • Inovação
  • Agronegócio
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo
Sem resultado
Ver todos os resultados
BR Cooperativo: O portal de notícias do cooperativismo brasileiro
Sem resultado
Ver todos os resultados
Propaganda
Home Programa CoopCafé

CoopCafé estreia nova versão e debate cooperativas de seguros e formação de lideranças

Gravado nos estúdios Pano Azul, no Rio de Janeiro, programa do Portal BR Cooperativo recebe Filipe Pires e Liliana Caldeira para analisar temas estratégicos ao futuro do setor

BR Cooperativo De BR Cooperativo
20/07/2026
Reading Time: 3 mins read
0
Novo programa coopcafé

O canal do Portal BR Cooperativo no YouTube lança, nesta segunda-feira (20), a nova versão do programa CoopCafé. Agora gravada nos estúdios Pano Azul, no Rio de Janeiro, a atração apresenta um cenário renovado e mantém a proposta de informar, entrevistar especialistas e promover debates sobre os principais assuntos do cooperativismo brasileiro.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agroleite 26 atrai 194 mil pessoas, número quase três vezes maior que a populaçao de Castro

Semana da Competitividade: crescimento do cooperativismo expõe desafio de integrar novos associados

Legado Coop propõe experiência imersiva que une conhecimento, cultura e cooperação

Com aproximadamente 59 minutos, a edição reúne duas pautas estratégicas: a formação de dirigentes cooperativistas e as oportunidades abertas pela regulamentação das cooperativas de seguros. O programa é apresentado por Cláudio Montenegro e Claudio Rangel, com a participação do comentarista Newton Parahyba.

O que apresenta a nova edição do CoopCafé?

A nova edição do CoopCafé entrevista Filipe Pires, superintendente e diretor acadêmico da EXECOOP, e Liliana Caldeira, advogada e especialista em seguros. O programa aborda a qualificação de gestores, conselheiros e executivos, bem como as mudanças que podem ampliar o acesso da população e dos setores produtivos aos seguros cooperativos.

Na primeira entrevista, Filipe Pires explica como a educação continuada pode contribuir para melhorar a governança e preparar as cooperativas para novos desafios. Ele apresenta os cursos de MBA, a dupla certificação internacional e as imersões promovidas pela EXECOOP em importantes referências mundiais do cooperativismo, como Mondragón, na Espanha.

Assim, o entrevistado também analisa a importância da gestão de projetos, da experiência prática e da empatia na formação dos dirigentes. Afinal, as mudanças tecnológicas e regulatórias exigem profissionais preparados, mas a gestão cooperativista continua baseada no relacionamento entre pessoas. Como destaca Filipe Pires durante a conversa, “cooperativismo é gente”.

Cooperativas de seguros entram em nova fase

A segunda parte do programa recebe Liliana Caldeira para discutir as possibilidades abertas às cooperativas de seguros. A especialista explica os efeitos da Lei Complementar nº 213/2025, que alterou a legislação brasileira para disciplinar essas organizações e as operações de proteção patrimonial mutualista. A legislação pode ser consultada no Portal do Planalto.

O debate também analisa a Resolução CNSP nº 492/2026, que estabeleceu as regras gerais para o funcionamento das cooperativas de seguros. Publicada em maio, a regulamentação permite a atuação em seguros de danos patrimoniais, pessoais e de responsabilidade civil, além de organizar o sistema em cooperativas singulares, centrais e confederações. Segundo a Susep, o novo marco busca ampliar a concorrência e levar proteção a públicos e regiões ainda pouco atendidos.

Durante a entrevista, Liliana Caldeira aborda as oportunidades para o agronegócio, o transporte, o seguro de vida, a proteção patrimonial e os pequenos empreendedores. Além disso, explica como a proximidade das cooperativas com seus associados pode favorecer a criação de produtos adequados às necessidades de cada categoria.

O seguro rural também ganha destaque. O programa discute riscos climáticos, Plano Safra, conhecimento técnico, cosseguro, resseguro e os desafios para proteger a produção agrícola diante do aumento dos eventos extremos.

CoopCafé reforça compromisso com a informação

Além das entrevistas, a edição apresenta notícias do Portal BR Cooperativo e informações sobre o Coops Day 2026. Dessa forma, a nova versão do CoopCafé combina análise, prestação de serviço e conteúdo especializado para dirigentes, conselheiros, colaboradores, cooperados e profissionais interessados na economia cooperativa.

Dessa forma, o público já pode assistir ao programa completo no canal do Portal BR Cooperativo. Também é possível se inscrever, ativar as notificações, compartilhar o vídeo e participar do debate nos comentários.

Tags: CNSP 492/2026coopcaféCooperativas de SeguroscooperativismoEXECOOPFilipe Piresformação de dirigentesliderança cooperativistaLiliana CaldeiraPano Azul.Portal BR Cooperativoseguro rural
CompartilharTweetCompartilhar
BR Cooperativo

BR Cooperativo

Cobertura do coopeativimo brasileiro apuradas pela Redação do Portal BR Cooperativo. Sugestões de pauta para os e-mails redacao@brcooperativo.com.br e claudio.rangel@comunicoop.com.br.

Relacionado Postagens

Agroleite 26
Últimas Notícias

Agroleite 26 atrai 194 mil pessoas, número quase três vezes maior que a populaçao de Castro

14/08/2026
Integração de novos cooperados
Cooperativismo

Semana da Competitividade: crescimento do cooperativismo expõe desafio de integrar novos associados

13/08/2026
Legado Coop 2027
Cooperativismo

Legado Coop propõe experiência imersiva que une conhecimento, cultura e cooperação

12/08/2026
Cirurgias robóticas
Saúde

Hospital Unimed Chapecó chega à marca de 200 cirurgias robóticas

12/08/2026
Reciclagem na Paraíba
Meio Ambiente

Prolata chega à Paraíba e amplia logística reversa de latas de aço com cooperativa de Cabedelo

11/08/2026
Semana da competitividade
Últimas Notícias

Semana de Competitividade terá trilhas comandadas por especialistas do cooperativismo

10/08/2026
Próximo Post
Casa Cooperativa Nova Petrópolis

Casa Cooperativa celebra 15 anos no berço do cooperativismo de crédito

wcuc_2026

Conferência Mundial do Cooperativismo de Crédito destaca casos brasileiros

BR Coop 44

Um canal de notícias Comunicoop

Redação, Administração e Publicidade: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 1.111, bl. 2, sl. 216 – Barra da Tijuca – CEP 22775-039 – Rio de Janeiro – RJ

Redação:

redacao@brcooperativo.com.br – (21) 2533-6009

Comercial:

montenegro@brcooperativo.com.br  – (21) 99877-7735

Siga-nos

© 2022 BR Cooperativo - Todos so direitos reservados .

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Portal
    • Colunistas
      • Artigos
    • Quem somos
    • Expediente
  • Cooperativismo
    • O que é o Cooperativismo
    • Como funciona uma cooperativa
  • Últimas Notícias
    • Eventos
  • Inovação
  • Agronegócio
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo

© 2022 BR Cooperativo - Todos so direitos reservados .

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida

Recupere sua senha

Digite os detalhes para redefinir a senha

Conecte-se