O cooperativismo financeiro enquanto sinônimo de boa sociedade, como alternativa econômica para o Rio de Janeiro; o incremento da oferta de crédito pelas cooperativas do Sistema Sicoob Rio sem esquecer o portfólio de produtos, e a manutenção da essência sem perder de vista os avanços tecnológicos – transformação social X transformação digital. Essas foram algumas das principais reflexões provocadas por especialistas, parceiros e personalidades do Sicoob durante o Workshop Mais que Negócios, que encerrou o ciclo 2019 do Avança.Rio. O encontro, realizado pelo Sicoob Central Rio para as equipes de todas as suas singulares, no dia 14 de dezembro, no Sítio Lajedo (RJ), impulsionou os colaboradores para novas conquistas em 2020.
Na ocasião, o palestrante Arthur Igreja falou sobre o tema “Experiência do Cliente”, ressaltando cenários em que o cooperativismo de crédito pode atuar na sua plena vocação de conectar pessoas e estabelecer relacionamento. “A ideia é ser digital, mas mantendo a estratégia olho no olho. Esse é um espaço ainda pouco explorado”, ressaltou Igreja.
Ênio Meinen, diretor de Operações no Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), falou sobre “Mudanças, Desafios e Oportunidades”. Segundo o executivo, o que terá mais valor no futuro é aquilo que não pode ser digitalizado, automatizado, robotizado. “No mercado financeiro, é nesse aspecto que o cooperativismo se singulariza. Precisamos falar mais sobre nós. E também aceitar que as coisas irão mudar quanto a sua forma, mas não na essência. Ajuda mútua, interesse pela comunidade, o cliente sendo dono. Tudo isso que parece ser novo nós já fazemos”, disse.
Já a gerente de Produtos e Apoio Comercial do Bancoob, Débora Ingrisano, encerrou as palestras com o tema “Resultados do Sistema Rio 2019”, chamando atenção para a necessidade de evolução e engajamento com o portfólio, de gerar mais receita, atender as necessidades das comunidades. E finalizou com a mensagem “cuide com carinho”.
Também presente ao evento, o presidente do Sistema OCB/RJ, Vinícius Mesquita, comentou que “o cooperativismo de crédito é a ponta da lança do cooperativismo no Rio de Janeiro, porque combate mazelas como a desigualdade de distribuição de renda”.
Premiação
Durante o evento foram também anunciadas as vencedoras dos prêmios de melhores cooperativas do ano: Sicoob Coopjustiça (na categoria Índice de Aproveitamento do Produto – IAP) e Sicoob Fluminense (na categoria Mais Relacionamento). Além disso, houve a revelação dos vencedores do Desafio Avança.Rio Acelera e dos destaques por produto – Cartões, Cobrança Bancária, Consórcio, Seguros de Vida, Sipag, Seguros Gerais, Consignado e Previ.
Fonte: Sicoob Central Rio.