Abrindo os trabalhos, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, falou sobre a importância da reinvenção do cooperativismo e da valorização das pessoas. “Estamos atravessando um momento difícil, em que o cooperativismo terá que reinventar, porque o que encontraremos lá na frente não terá similaridade com o que vivemos atualmente, nós encontraremos um mundo modificado, alguns falam do novo normal, mas se analisarmos bem este novo normal, nos aspectos da tecnologia, ele já chegou faz tempo, as coisas já estão modificadas. Temos que nos unir para poder enfrentar o tempo que virá e o cooperativismo do futuro será do tamanho que a base desejar. E essa base são as pessoas, que são a essência do cooperativismo”, refletiu.
Em seguida, o vice-presidente do Sistema Ocemg, Luiz Gonzaga Viana Lage, fez a leitura do edital de convocação. O superintende do Sescoop-MG, Alexandre Gatti Lages, apresentou o Relatório de Atividades do Sistema Ocemg, resumindo as principais ações da Ocemg em 2019. Ele sinalizou que todas as cooperativas receberão o material pelo correio e que também poderão acessá-lo no site da instituição.
Na ocasião, a assembleia aprovou por unanimidade a prestação de contas referentes ao exercício passado, bem como o orçamento proposto para 2020. Também foi deliberada a transferência de sobras para o Fundo Social, em conformidade com o artigo 37 do Estatuto Social, bem como autorizadas as negociações coletivas de trabalho pela entidade. Fechando as atividades, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, apresentou os representantes eleitos para recomposição dos cargos vacantes de conselheiro diretor suplente (Marlon Geraldo Vargas / Unicred Integração de Minas) e conselheiro fiscal suplente da Ocemg (Alfredo Alves de Oliveira Melo / Sicoob NossaCoop).
Fonte: Sistema Ocemg.