O Sescoop/GO acaba de finalizar a instalação de uma Usina de Energia Solar Fotovoltaica na sua sede em Goiânia. “A entidade desse modo está gerando economia e aproveitando uma fonte natural para a geração de energia limpa e, assim, contribuindo para o meio ambiente”, explica o engenheiro eletricista responsável técnico pelo projeto da usina, Pablo Villas Boas.
Foram instaladas no teto do prédio do Sescoop/GO 123 placas solares. A distribuição do material no local segue um sistema baseado no metro quadrado disponível de telhado e nas condições de sombreamento e insolação da área. “É um sistema de pequeno porte, pensado na realidade da instituição”, explica Pablo. A usina de fotovoltaica irá ajudar a entidade a economizar cerca de R$ 24 mil por ano.
Energia limpa
A instalação de uma usina fotovoltaica tem como uma das vantagens a geração de energia limpa. “É o futuro. A tendência é todo mundo gerar sua própria energia. Ainda estamos em um sistema conectado com a distribuidora, ainda precisamos dos parâmetros deles pra funcionar. Mas no futuro é todo mundo gerar energia e armazenar em baterias, é questão de alguns anos, uma década talvez”, explica o engenheiro.
“Além de gerar economia, a geração de energia limpa faz parte de um conceito que queremos introduzir no cooperativismo goiano. Isso também faz parte do nosso plano de atendimento aos ‘17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU’, mais precisamente aos ODS 7, 11 e 13, que dizem respeito à energia limpa e acessível, cidades e comunidades sustentáveis e ações contra a mudança climática global, respectivamente. Breve iniciaremos um novo projeto nessa área”, afirma o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.
Fonte: Sistema OCB/GO.