O novo ensino médio é alvo de críticas e comentários por integrantes de cooperativas educacionais. O tema será destaque do evento promovido pelo Colégio Santo Américo, no Morumbi, São Paulo, nos dias 16 e 19 de agosto de 2022.
O título de um dos painéis do 8º Grande Encontro da Educação já mostra o tom das conversas futuras. “Quem Tem Medo do Ensino Médio”. O diretor pedagógico do Colégio Santo Américo, e Rodrigo Teixeira Conceição, será o palestrante. O tema contará também com Eduardo Deschamps. Ele presidiu as comissões do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular no Conselho Nacional de Educação. O painel contará também com Mozart Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação.
O encontro será no formato híbrido. Assim, os palestrantes abordarão as novas diretrizes do Ensino Médio exigidas por lei. Ou seja, o processo de implementação, a adaptação de escolas e alunos e os maiores desafios encontrados pelas instituições durante o percurso.
“Será um prazer compartilhar com os colegas palestrantes e o público a experiência da equipe do Santo Américo na implementação do Novo Ensino Médio e poder auxiliar coordenadores e gestores de outras escolas. Em nosso colégio, por exemplo, a equipe pedagógica se reuniu regularmente por mais de um ano e idealizou um modelo para o Novo Ensino Médio que contemplasse as mudanças previstas pela lei e reafirmasse os valores e pilares da escola para a formação humana dos alunos., já adiantando o processo de implementação”, conta Rodrigo Teixeira Conceição.
O evento
Em sua palestra, Rodrigo também irá compartilhar a estrutura do Novo Ensino Médio do Santo Américo. De acordo com o Diretor Pedagógico, no colégio ele está separado em duas partes, sendo a primeira comum a todos os alunos, com 23 aulas semanais de Formação Geral Básica, 1 aula semanal de Projeto de Vida e 1 aula de Ensino religioso. As 23 aulas focam na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com seus componentes curriculares, áreas e habilidades.
Já o Projeto de Vida traz vivências com foco em autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e orientações sobre carreiras e profissões. A aula de Ensino Religioso, em síntese, além de aprofundar as habilidades propostas na BNCC, tem como objetivo contribuir com a formação humana, religiosa e espiritual dos alunos possibilitando a vivência dos valores cristãos beneditinos como solidariedade, respeito, escuta e vida em comunidade.
A parte flexível do novo ensino médio
A segunda parte, simultânea à primeira, é a parte flexível do currículo, com 16 aulas semanais – são os chamados Itinerários Formativos, com 5 opções de trilhas de 6 aulas semanais cada, e inúmeras opções de matérias eletivas de 2 aulas semanais cada.
“É uma honra fazer parte desse painel e poder apresentar características práticas de aplicação desse novo método de trabalho. Para nós, do Santo Américo, é muito gratificante poder participar dessa troca que o evento proporciona e debater temas fundamentais da educação com grandes nomes da área, contribuindo com gestores e coordenadores de todo o país na aplicação e evolução das diretrizes do Novo Ensino Médio”, finaliza o Diretor Pedagógico.
O painel “Quem tem medo do Novo Ensino Médio” acontecerá no dia 17 de agosto, às 9h45. O local será no Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança, na Cidade Universitária. Entretanto, também terá transmissão on-line.
A 8ª edição do Grande Encontro da Educação será entre os dias 16 e 19 de agosto com programação presencial e digital. O evento realizado pela Revista Educação é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link https://grandeencontrodaeducacao.com.br/inscricao-para-o-grande-encontro-da-educacao-202/
Leia também: Driblando a crise: coop do DF cria escola online em 20 dias