Mais produção de mel brasileiro para o mundo. O governo do Piauí se alia a cooperativas para desenvolver a apicultura no estado e anuncia a criação de cursos nas regiões da Serra da Capivara e do Vale do Canindé.
Para isso, o superintendente de Educação Técnica Profissional e Educação de Jovens e Adultos do Piauí, Paulo Henrique Pinheiro, visitou a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (COMAPI). O objetivo é estreitar a parceria para o escoamento da produção de mel.
O Piauí é atualmente um dos maiores exportadores de mel do Brasil. No ano passado foi responsável pela venda de 7.000 toneladas do produto. Esse crescimento está motivando o governo piauiense a incentivar ainda mais.
De acordo com o governo piauiense, a capacidade de produção de mel do Estado é grande. Por exemplo, apenas a COMAPI processa cerca de mil toneladas de Mel sozinha. Além disso, a cooperativa já tem cinco selos de qualidade.
As cooperativas piauienses estão de olho no mercado externo de mel. Os EUA são os principais importadores da COMAPI. O superintendente vê oportunidade de exportar mais para outros países:
“Planejar cursos como esse, alinhados com as vocações produtivas dos territórios, será de grande importância para trazermos mais qualificação para os nossos estudantes. E essa é também uma orientação do governador Rafael Fonteles e do secretário Washington Bandeira para acelerar, avançar e modernizar a Educação do Estado”, afirma o superintendente.
Contar com a participação de cooperativas que escoam a produção vai gerar emprego e renda para a população da região.