Em um movimento significativo para o setor pecuário brasileiro, o Sicoob e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anunciaram hoje uma parceria estratégica durante a 90ª ExpoZebu, em Uberaba, Minas Gerais. A iniciativa promete revolucionar o acesso dos produtores rurais a animais geneticamente superiores, marcando um novo capítulo no desenvolvimento da pecuária nacional.
A parceria é a primeira do tipo no setor privado para as feiras Pró-Genética. Assim, estabelece um mecanismo inovador de financiamento que permitirá aos criadores adquirir animais de alta qualidade genética diretamente nas feiras. De acordo com Francisco Reposse Júnior, diretor Comercial e de Canais do Sicoob,a iniciativa vai além do aspecto financeiro.
“Vamos organizar e financiar a aquisição desses animais em feiras por todo o Brasil, além de promover palestras educativas para aprimorar as práticas de manejo e produção.”
A ABCZ mantém uma extensa rede de 20 escritórios regionais pelo país, realizando aproximadamente 13 mil visitas técnicas anuais. Dessa forma, esta capilaridade, combinada com a presença nacional do Sicoob, promete democratizar o acesso ao melhoramento genético do rebanho brasileiro.
Perspectivas Internacionais
A parceria também mira o mercado internacional. O programa oficial de exportação de animais vivos da ABCZ poderá ganhar novo impulso com o suporte do Sicoob, que pretende se tornar parceiro oficial nas operações de câmbio para exportação.
O acordo prevê financiamento facilitado para aquisição de animais. Outro ponto é garantir suporte técnico. Isto através de programas educacionais, palestras, orientação sobre manejo de pastagens, assessoria em crédito financeiro e apoio em extensão rural.
Perspectivas Futuras
A flexibilidade da parceria permite sua expansão conforme novas oportunidades sejam identificadas, podendo incluir novos serviços e benefícios para os produtores rurais. Esta iniciativa representa um marco importante para o fortalecimento da pecuária brasileira e demonstra o compromisso do setor financeiro cooperativo com o desenvolvimento do agronegócio nacional.

































