A regional Sul e Centro-Sul da Copa Coamo 2025 colocou o cooperativismo em festa. Sob um céu que começou cinzento, mas logo abriu espaço para o sol, o sábado, 10 de maio, marcou a celebração que uniu esporte, amizade e espírito cooperativista. Milhares de cooperados e seus familiares em seis municípios do Paraná e de Santa Catarina participaram de uma verdadeira festa do cooperativismo no campo.
Afinal, estamos falando do maior evento esportivo rural do Brasil, que está a caminho de sua grande final no próximo dia 26 de julho, em Campo Mourão (PR). Neste fim de semana, mais seis equipes de futebol suíço masculino e seis de vôlei de areia feminino garantiram vaga na decisão, após uma jornada de mais de 200 partidas, disputadas com garra e espírito de equipe — metade delas no futebol suíço.
Emoções da Copa Coamo 2025

Logo que o apito inicial soou, a empolgação tomou conta das torcidas. Em Candói, o time Raízes da Quadra brilhou no vôlei feminino, superando a equipe Resenha. Já no futebol, a emoção foi até os pênaltis: o Boca Júniors venceu o Canarinho por 4 a 1, após empate no tempo regulamentar.
Cantagalo viu a consagração do Vôlei Joy, que derrotou o Cavaco, enquanto o Vista Alegre levou o troféu do futebol com uma vitória contundente por 4 a 1 sobre os Unidos pelo Costelão.
Em Mangueirinha, o Araucária não deu chances ao adversário Novo Araucária e venceu por 3 a 0. No vôlei, a Duaporthe triunfou com 2 sets a 0 sobre o time Raízes.
Coronel Vivida também foi palco de decisões acirrada. Entre elas, no futebol, o Coronel Centro empatou sem gols com o Vista Alegre e levou nos pênaltis por 4 a 2. No vôlei, novamente o Raízes da Quadra subiu ao pódio, vencendo as Meninas do Agro.
Do outro lado da divisa, em Abelardo Luz (SC), a emoção seguiu com a vitória do Agro Xanxerê sobre a AgroPower por 2 sets a 0. No futebol, o Arranca Toco superou o Três Linhas nos pênaltis (5 a 4) após empate no tempo normal.
Fechando a rodada, em São Domingos (SC), o vôlei feminino teve o brilho do time Manfroi, que superou a Elite no Agro. Já no futebol, o Rottava bateu o Juventude de Toldo Velho por 3 a 1 e celebrou com a taça nas mãos.
Celebração do cooperativismo
Para além dos jogos, o evento foi uma verdadeira confraternização entre cooperados, familiares e comunidades locais. “É uma grande alegria a diretoria prestigiar a Copa Coamo e ver a felicidade e integração dos milhares de cooperados. Testemunhamos muita vibração, gente bonita e amizade. Foi uma grande festa do cooperativismo”, destacou Edenilson Carlos de Oliveira, diretor de Logística e Operações da Coamo.
E vem mais por aí…
A Copa Coamo não para. As inscrições para a regional MS (Mato Grosso do Sul) seguem até terça-feira, 20 de maio. Neste dia serão divulgadas as equipes participantes das etapas de Dourados e Maracaju. Enquanto isso, a bola já se prepara para rolar na regional Oeste, no sábado, 24 de maio, com jogos em Toledo, São Pedro do Iguaçu, Nova Santa Rosa, Tupãssi, Juranda e Goioerê.
Com efeito, a Copa Coamo 2025 não é apenas um campeonato — é uma celebração viva do cooperativismo, onde a união faz o gol, o ponto e, sobretudo, a diferença. Afinal, em cada partida, o que está em jogo é muito mais do que o placar: é a força de um modelo que transforma comunidades.

































