Promovido pelo Sistema OCB/RJ em parceria com o Sebrae RJ e a Unimed, o Circuito Rio+Coop realizou sua segunda edição no município de Nova Iguaçu, em 29 de agosto de 2025. O encontro, dedicado ao empreendedorismo cooperativo, ocupou o Patronato São Vicente (Av. Governador Portela, nº 382, Centro) das 9h às 17h, reunindo palestras, feira de expositores e uma sessão de negócios conduzida pelo Sebrae Rio.
Abrindo a programação, o especialista em comunicação e oratória Guilherme Miziara — presente também na edição de Cachoeiras de Macacu, mostrou como transformar a comunicação pessoal em uma ferramenta de influência e resultados. Em sua apresentação, enfatizou a importância de aliar forma e conteúdo, abordou vícios de comunicação que comprometem a mensagem e trouxe exemplos práticos, inclusive sobre desafios de engajamento em canais como o WhatsApp.
Ao longo do dia, o público circulou pela feira de expositores e participou de rodadas de conexão e negociação estruturadas, com foco em fortalecer cooperativas, ampliar redes de relacionamento e estimular a geração de novos negócios. A iniciativa reforçou o papel do cooperativismo como vetor de desenvolvimento local, aproximando empre

































