O cooperativismo de crédito brasileiro adere a campanha iternacional que em 16 e outubro vai mostrar os benefícios do Sistema. Serão mais de 117 países ma celebração do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC). O tea de 2025 definido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) é Cooperação por um mundo próspero. O objetivo é reforçar o papel das coops financeiras como agentes de transformação econômica e social.
A data é anual e acontece sempre na terceira quinta-feira de outubro. A novidade do ano é a nova campanha promovida pelas coops de crédito brasileiras, e o Sistema OCB. A ideia é aproveitr uma pergunta comum que o brasileiro faz ao pagar om cartão, que é “No crédito ou no débito?” . Porém, a proposa é responder de uma outra forma: “No coop!”.
Assim, o setor coopertivista de crédito pretende mostrar que essa escolha pelo cooperativismo conduz a prosperidade coletiva, desenvolvimento local e impacto positivo para toda a sociedade.
Para isso, a capanha conta com vídeos institucionas, conteúdos digitais e depoimentos reais de cooperados de diferentes cooperativas de crédito. A iniciativa é uma mobilização colaborativa entre o Sistema OCB, cooperativas financeiras e parceiros estratégicos.
Parceiros do cooperativismo de crédito
E os parceiros estratégicos possuem grande peso. Entre eles, o Banco Central do Brasil, que entrará com uma ação especial para destacar seu papel como órgão de regulação e fiscalização. Todo o material estará disponível nas redes sociais do movimento SomosCoop.
De acordo com o cooperativista Márcio Lopes de Freitas fala com entusiasmo do DICC. “Celebrar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito é também reafirmar que o sistema financeiro pode ser mais humano e inclusivo. Ao escolher o coop, cada pessoa participa de uma rede que reinveste nas comunidades, fortalece a economia local e contribui para um mundo mais justo, equilibrado e sustentável”, destaca Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.
E os números comprovam. Atualmente, 20,1 milhões de cooperados participam de 689 cooperativas financeiras. Ao todo, são mais de 10 mil pontos de atendimento físico. Ouro detalhe demonstra a importância do sistema para o brasileiro. Essas instituições estão presentes em 469 municípios sem outra agência do sistema bancário tradicional.
Assim, os serviços oferecidos por essas instituições são outro ponto de destaque. Milhares de famílias passam a ter acesso a modernidade, taxas justas e educação financeira.

































