O Parque Tecnológico Agroleite, mantido pela Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, em Castro (PR), poderá sediar um curso universitário na área médica voltado ao setor agropecuário. O Conselho Estadual de Educação do Paraná aprovou por unanimidade, em caráter experimental e excepcional, a criação do curso de bacharelado em Medicina Veterinária nas instalações da cooperativa.
A iniciativa parte da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e marca um fato inédito: será a primeira vez que uma cooperativa brasileira receberá a chancela para sediar um curso de graduação em nível universitário dentro de sua estrutura produtiva.
Apesar da aprovação do Conselho, a implantação do curso ainda depende da autorização formal do Governo do Paraná, conforme determina a legislação estadual.
Para o gerente do Parque Tecnológico Agroleite, Gustavo Viganó, a decisão representa um passo estratégico para o desenvolvimento da cadeia leiteira regional.
“A criação do grupo de trabalho, em parceria com a Prefeitura e a UEPG, foi fundamental para viabilizar esse projeto. Essa conquista fortalece o ecossistema de inovação da região e amplia a atuação do Parque Tecnológico como articulador entre academia e setor produtivo. Estamos criando bases sólidas para formar profissionais, gerar pesquisa aplicada e impulsionar ainda mais o desenvolvimento da cadeia do leite”, afirmou.
Cooperativismo e ensino superior
Assim, pelo modelo proposto, a UEPG será responsável pelo corpo docente, pela matriz curricular e pela condução pedagógica do curso. Já a Castrolanda disponibilizará a estrutura física do parque tecnológico e suas unidades produtivas para atividades práticas e estágios supervisionados.
A proposta é permitir que os estudantes tenham contato direto com a produção leiteira desde os primeiros anos da graduação. Dessa forma, integrando ensino, pesquisa e prática profissional.
O projeto também prevê o fortalecimento do Laboratório do Leite, iniciativa da UEPG que receberá aporte de R$ 20 milhões do Governo do Estado. O objetivo é consolidar a região como um polo de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia para a cadeia produtiva do leite.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), Aldo Nelson Bona, destacou o caráter inovador da parceria institucional.
“Queremos fazer diferente, com uma parceria em que o poder público municipal, o poder estadual, a UEPG e a Castrolanda caminhem juntos. A ideia é estruturar um curso de referência, aliado à melhoria e à aceleração dos processos produtivos, gerando emprego, renda e desenvolvimento social”, afirmou.
De acordo com o diretor-executivo da Castrolanda, Seung Lee, o projeto reflete o espírito cooperativista de integração entre instituições.
“A Castrolanda é um exemplo vivo do que a união de produtores é capaz de construir. Agora, somando forças com a UEPG, o Governo do Estado e a Prefeitura de Castro, temos a certeza de que será possível desenvolver algo realmente transformador e duradouro para a região”, concluiu.




























