BR Cooperativo: O portal de notícias do cooperativismo brasileiro
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Login
  • Portal
    • Colunistas
      • Artigos
    • Quem somos
    • Expediente
  • Cooperativismo
    • O que é o Cooperativismo
    • Como funciona uma cooperativa
  • Últimas Notícias
    • Eventos
  • Inovação
  • Agronegócio
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo
  • Portal
    • Colunistas
      • Artigos
    • Quem somos
    • Expediente
  • Cooperativismo
    • O que é o Cooperativismo
    • Como funciona uma cooperativa
  • Últimas Notícias
    • Eventos
  • Inovação
  • Agronegócio
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo
Sem resultado
Ver todos os resultados
BR Cooperativo: O portal de notícias do cooperativismo brasileiro
Sem resultado
Ver todos os resultados
Propaganda
Home Artigos

Cooperativas de crédito crescem e escala aumenta pressão por governança

Rafael Silva De Rafael Silva
24/08/2026
Reading Time: 4 mins read
0
cooperativas de crédito

Foto: Reprodução

A carteira de crédito das cooperativas brasileiras cresceu 13,1% em 2025, acima dos 8,5% registrados pelo restante do Sistema Financeiro Nacional. O dado, divulgado pelo Banco Central no Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo 2025, mostra a força de um segmento que vem ampliando sua relevância no sistema financeiro brasileiro.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cresol mobiliza mais de 1.050 agências em ação nacional de educação financeira

Sicredi lidera ranking GPTW Brasil pelo terceiro ano consecutivo

Revista BR Coop nº 47 destaca o Concred e os rumos do crédito cooperativo

Mas o crescimento também traz uma nova responsabilidade. Quanto maior a escala do crédito, maior precisa ser a capacidade de controlar como ele é analisado, aprovado, acompanhado e administrado.

Os números do próprio Banco Central ajudam a dimensionar esse desafio. O índice de ativos problemáticos chegou a 7,8% da carteira do cooperativismo no fim de 2025, depois de atingir 8,3% em agosto. O indicador, porém, não deve ser interpretado como percentual de perdas efetivas. Segundo o BC, as provisões permaneceram acima das perdas esperadas, com índice de cobertura de 1,04, enquanto os resultados agregados continuaram positivos e os níveis de capital permaneceram confortáveis.

Há ainda um aspecto metodológico, já que a parte relevante do aumento dos ativos problemáticos esteve relacionada à entrada em vigor de novas regras contábeis, que alteraram o reconhecimento de determinadas operações inadimplentes.

Nesse ponto, o cooperativismo já mostrou que consegue expandir o crédito. O próximo desafio é garantir que a capacidade de gestão cresça na mesma velocidade.

Crescimento exige mais controle

Uma carteira maior significa mais análises, documentos, validações, aprovações, exceções e decisões. Nesse cenário, eficiência é aprovar melhor e com mais controle.

Isso envolve saber quais informações sustentaram uma decisão, quais validações foram realizadas, quem participou da aprovação, quais exceções ocorreram, quanto tempo cada etapa levou e se a operação pode ser reconstruída posteriormente.

Quando essas informações estão dispersas em e-mails, planilhas ou sistemas que não conversam entre si, o crescimento pode aumentar o retrabalho e reduzir a visibilidade sobre a operação. Em escala, esse problema deixa de ser apenas operacional e passa a ser uma questão de governança.

É justamente nessa camada que tecnologia e automação ganham relevância. Digitalizar um processo é estabelecer fluxos, responsabilidades, registros e indicadores que permitam acompanhar a operação de ponta a ponta. Experiências no próprio cooperativismo mostram que eficiência e controle podem caminhar juntos.

Exemplos de cooperativas de crédito que preparam a base para escala

Na Sicoob Credifor, com apoio da Lecom, mais de 50 processos foram digitalizados e automatizados, incluindo concessão de crédito, abertura de contas, consórcios e seguros. O projeto reduziu em 45% o tempo médio de resposta aos associados, gerou ganho médio de 60% em eficiência operacional e diminuiu em cerca de 25% o retrabalho.

A organização e a documentação dos processos também ampliam a governança, porque tornam o fluxo mais estruturado e menos dependente de conhecimento concentrado em pessoas específicas.

O mesmo princípio aparece no Sicoob Nova Central. Após a união de duas centrais, a instituição precisou padronizar fluxos e ampliar a visibilidade sobre a operação. Foram estruturados processos com aprovações 100% digitais e rastreabilidade ponta a ponta com a Lecom.

A automação de processos de malote e almoxarifado, por exemplo, gerou economia superior a 26 horas de trabalho por dia, em uma estrutura que alcança mais de 279 mil cooperados.

Isso mostra que, à medida que a organização cresce, diferentes processos precisam ter padrões, responsabilidades e informações claras. Saber que uma aprovação aconteceu, quem participou, quais condições foram consideradas e quais documentos a sustentaram é relevante.

Essa capacidade se torna especialmente importante quando a operação ganha escala.

Cooperativismo como referência de crescimento exponencial

O cooperativismo de crédito brasileiro já demonstrou que consegue crescer acima do restante do mercado. Agora, a eficiência precisa ser medida também pela capacidade de sustentar esse crescimento com previsibilidade e controle.

A pergunta deixa de ser apenas quantas operações uma instituição consegue processar e passa a incluir outras:

Como essa decisão foi tomada?
Conseguimos reconstruir o caminho da operação?
Temos visibilidade dos gargalos e do retrabalho?
As áreas trabalham sobre as mesmas informações?
Se uma exceção acontecer, podemos identificá-la e agir rapidamente?
Responder a essas questões é parte da infraestrutura necessária para uma nova etapa do cooperativismo. Quando a carteira cresce 13,1% em um único ano, também crescem as decisões, os processos e as informações que precisam ser acompanhados.

*Rafael Silva é Diretor de Marketing e Expansão na Lecom, com mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia.

CompartilharTweetCompartilhar
Rafael Silva

Rafael Silva

Rafael Silva é Diretor de Marketing e Expansão na Lecom, com mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia. Empreendedor, Investidor e Mentor de Startups, Especialista em Vendas, Marketing e Gestão orientada a dados, com atuação em mercados SMB e Enterprise.

Relacionado Postagens

Cresol mobiliza mais de 1.050 agências em ação nacional de educação financeira
Crédito cooperativo

Cresol mobiliza mais de 1.050 agências em ação nacional de educação financeira

08/10/2026
Sicredi no ranking GPTW Brasil 2026
Cooperativismo

Sicredi lidera ranking GPTW Brasil pelo terceiro ano consecutivo

07/10/2026
Capa da revista BR Coop nº 47, de setembro de 2026, com destaque para o Concred em Goiânia.
Revista

Revista BR Coop nº 47 destaca o Concred e os rumos do crédito cooperativo

07/10/2026
Sementche
Eventos

O cooperativismo encontra a tradição no Sementchê

06/10/2026
vinícola aurora
Agronegócio

Aurora prevê alta de 10% nas vendas de espumantes e apresenta novos rótulos na ProWine 2026

06/10/2026
educar
Crédito cooperativo

“A pergunta que não quer calar”: qual é o papel da escola na era da inteligência artificial?

05/10/2026
Próximo Post
Saúde além da conta: o cooperativismo como pilar de um mundo pacífico

Saúde além da conta: o cooperativismo como pilar de um mundo pacífico

Faculdade SNA Execoop

Execoop e SNA Digital criam Faculdade Cooperativista de Negócios e preparam graduação em Gestão de Cooperativas

Capa da revista BR Coop nº 47, de setembro de 2026, com destaque para o Concred em Goiânia.

Um canal de notícias Comunicoop

Redação, Administração e Publicidade: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 1.111, bl. 2, sl. 216 – Barra da Tijuca – CEP 22775-039 – Rio de Janeiro – RJ

Redação:

redacao@brcooperativo.com.br – (21) 2533-6009

Comercial:

montenegro@brcooperativo.com.br  – (21) 99877-7735

Siga-nos

© 2022 BR Cooperativo - Todos so direitos reservados .

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Portal
    • Colunistas
      • Artigos
    • Quem somos
    • Expediente
  • Cooperativismo
    • O que é o Cooperativismo
    • Como funciona uma cooperativa
  • Últimas Notícias
    • Eventos
  • Inovação
  • Agronegócio
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo

© 2022 BR Cooperativo - Todos so direitos reservados .

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida

Recupere sua senha

Digite os detalhes para redefinir a senha

Conecte-se