BR Cooperativo: O portal de notícias do cooperativismo brasileiro
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Login
  • Portal
    • Colunistas
      • Artigos
    • Quem somos
    • Expediente
  • Cooperativismo
    • O que é o Cooperativismo
    • Como funciona uma cooperativa
  • Últimas Notícias
    • Eventos
  • Inovação
  • Agronegócio
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo
  • Portal
    • Colunistas
      • Artigos
    • Quem somos
    • Expediente
  • Cooperativismo
    • O que é o Cooperativismo
    • Como funciona uma cooperativa
  • Últimas Notícias
    • Eventos
  • Inovação
  • Agronegócio
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo
Sem resultado
Ver todos os resultados
BR Cooperativo: O portal de notícias do cooperativismo brasileiro
Sem resultado
Ver todos os resultados
Propaganda
Home Cooperativismo

Ramo Trabalho: OCB/RJ realiza encontro técnico

Redação De Redação
15/12/2021
Reading Time: 4 mins read
0
Ramo Trabalho

Encontro técnico do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços,

O Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços foi tema de encontro técnico do Sistema OCB/RJ na tarde desta terça-feira (14), em formato on-line.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agroleite 26 atrai 194 mil pessoas, número quase três vezes maior que a populaçao de Castro

Semana da Competitividade: crescimento do cooperativismo expõe desafio de integrar novos associados

Legado Coop propõe experiência imersiva que une conhecimento, cultura e cooperação

A atividade reuniu dirigentes de cerca de 30 cooperativas fluminenses para um debate sobre as novidades e ações para o fortalecimento do setor. Foi uma oportunidade também para a reflexão coletiva acerca do cenário das cooperativas em relação ao mercado.

Na abertura, o presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, ressaltou a importância do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços no estado do Rio de Janeiro e lembrou que o segmento foi que mais sofreu alterações com a reestruturação de 13 para 7 ramos.

“Além das cooperativas do Ramo Trabalho, agora temos algumas educacionais, outras dos antigos ramos Produção, Turismo e Lazer e Mineral. É um Ramo agora bem diverso. Mas temos uma equipe estruturada para atender as necessidades de vocês”, disse o presidente.

O analista de Monitoramento do Sescoop/RJ, Silvio Camargo, iniciou as atividades mencionando as principais ações que a instituição desenvolve nas áreas de Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento de Cooperativas.

Palestrantes do Ramo Trabalho

Para a parte técnica do evento foram  convidados Carla Bernardes de Souza, analista da Gerência Técnica e Econômica do Sistema OCB Nacional; José Flávio Linhares, diretor executivo da Crediconsult e Consultor do Sescoop/RJ; e George Alberto Fernandes Figueiredo, Gerente de Crédito do Sicoob Central Rio.

Carla Bernardes iniciou o ciclo de palestras e falou sobre os desafios do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços. Ela destacou os números do setor no Brasil, que segundo dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro, divulgado em 2021, conta com 685 cooperativas, mais de 180 mil cooperados e cerca de 9 mil funcionários.

Em seguida, abordou os planos de ação que o Sistema OCB Nacional tem para o Ramo, tais como: apoiar as cooperativas em sua inserção em mercados; contribuir para o aperfeiçoamento do marco regulatório do cooperativismo e políticas públicas; fortalecer a representação política e Institucional do cooperativismo; promover a inovação no cooperativismo; e disseminar conhecimentos em prol do cooperativismo.

Para finalizar, Carla Bernardes mencionou o trabalho da OCB por ajustes pontuais à Lei 12.690/2012, com o objetivo de adequar a legislação em relação às novas tecnologias e demandas das cooperativas. Esse processo envolve a apresentação de emendas e projetos de lei via Frencoop.

Na sequência, o consultor José Flávio trouxe as vantagens que um Planejamento Estratégico proporciona às cooperativas

“Promove direcionamento de esforços para resultados comuns, aprimoramentos do modelo de gestão e do sistema orçamentário; estruturação para busca da inovação e maior facilidade nos controles internos”, detalhou.

Ele também estimulou as cooperativas a aderirem ao Programa de Gestão das Cooperativas (PDGC), a investirem em um planejamento estratégico profissional – com a definição de um coordenador do plano de ação e das metas – e a mensuração dos resultados.

As Redes sociais como estratégias de vendas foi tema da palestra do analista de comunicação do Sistema OCB/RJ, Bruno Oliveira, que reforçou a necessidade de as cooperativas investirem em ações nas plataformas, com conteúdos de qualidade, a fim de captar mais clientes e, assim, potencializar seus produtos e serviços.

Por fim,  George Alberto Fernandes Figueiredo apresentou algumas soluções de crédito do Sicoob Central Rio para expansão das Cooperativas do Ramo Trabalho e Produção de Bens e Serviços, em relação a investimentos, pagamentos, consórcios, previdência, seguros e crédito sustentável.

Onde Tem Coop

Houve espaço também para  apresentação do vídeo institucional da Cooperativa de Plataforma Onde Tem Coop, um ambiente de negócios para promover os produtos e serviços das cooperativas.

Novo representante do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços

Na parte final do evento, o presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, anunciou que o presidente da Cooperativa Comunicoop, Cláudio Montenegro, será o novo representante estadual do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços, em substituição ao secretário de finanças da OCB/RJ, Ildecir Sias. A homologação ocorrerá no dia 17/12, em reunião de diretoria da OCB/RJ

Tags: Ramo Trabalho
CompartilharTweetCompartilhar
Redação

Redação

Relacionado Postagens

Agroleite 26
Últimas Notícias

Agroleite 26 atrai 194 mil pessoas, número quase três vezes maior que a populaçao de Castro

14/08/2026
Integração de novos cooperados
Cooperativismo

Semana da Competitividade: crescimento do cooperativismo expõe desafio de integrar novos associados

13/08/2026
Legado Coop 2027
Cooperativismo

Legado Coop propõe experiência imersiva que une conhecimento, cultura e cooperação

12/08/2026
Cirurgias robóticas
Saúde

Hospital Unimed Chapecó chega à marca de 200 cirurgias robóticas

12/08/2026
Reciclagem na Paraíba
Meio Ambiente

Prolata chega à Paraíba e amplia logística reversa de latas de aço com cooperativa de Cabedelo

11/08/2026
Semana da competitividade
Últimas Notícias

Semana de Competitividade terá trilhas comandadas por especialistas do cooperativismo

10/08/2026
Próximo Post
Natal cooperativo

Sicoob Uni promove Natal Cooperativo em escola municipal de Goiânia 

Uniprime - diretoria

Uniprime é a nova cooperativa de crédito do Rio Grande do Sul 

BR Coop 44

Um canal de notícias Comunicoop

Redação, Administração e Publicidade: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 1.111, bl. 2, sl. 216 – Barra da Tijuca – CEP 22775-039 – Rio de Janeiro – RJ

Redação:

redacao@brcooperativo.com.br – (21) 2533-6009

Comercial:

montenegro@brcooperativo.com.br  – (21) 99877-7735

Siga-nos

© 2022 BR Cooperativo - Todos so direitos reservados .

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Portal
    • Colunistas
      • Artigos
    • Quem somos
    • Expediente
  • Cooperativismo
    • O que é o Cooperativismo
    • Como funciona uma cooperativa
  • Últimas Notícias
    • Eventos
  • Inovação
  • Agronegócio
  • Revistas
  • Crédito Cooperativo

© 2022 BR Cooperativo - Todos so direitos reservados .

Bem vindo de volta!

Entrar na conta

Senha esquecida

Recupere sua senha

Digite os detalhes para redefinir a senha

Conecte-se