A coleta de resíduos é uma atividade que conta com um tipo específico de cooperativa. Porém, a cada ano novas associações adotam a prática, principalmente no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
Uma delas é a Cooper A1. Há 19 anos, os cooperados participam das ações ambientais. No domingo (5), eles realizaram a coleta de resíduos produzidos no setor Rural. E não param por aí. Os produtores rurais têm até o dia 13 de Junho para coletar e reunir resíduos da atividade e levá-los até a sede da coop, localizada em Santa Catarina.
Durante todo mês de junho, os cooperados da A1 vão recolher resíduos como seringas, sobras de defensivos, agulhas, bisturis, luvas e todo o material descartado depois de usado nas atividades rurais. Desde 2013 a coop já recolheu cerca de 136 mil kg desses restos.
Coleta de resíduos por coops
No Brasil, o Dia Mundial do Meio Ambiente contou com ações de empresas e cooperativas. Em São Paulo, mais de cem voluntários percorreram as margens do rio Corumbataí, no município de Rio Claro, retirando os resíduos lançados indevidamente na localidade.
Assim sendo, a empesa De Heus, companhia holandesa especializada em alimentação animal, também apoiou. Promoveu a retirada de quase 3 toneladas de lixo das margens do rio, somente no dia 5 de junho. Com o apoio das coops de reciclagem, a empresa promoveu eventos semelhantes nos municípios de Toledo (PR), Apucarana (PR), Campinas (SP) e Guararapes (SP).
de acordo com o diretor de RH & HSE da De Heus no Brasil, Edmilson Ribeiro, a ação segue depois para o Dia da Coleta em Itaberaí (GO).
Por outro lado, no Mato Grosso, a campanha promovida pela empresa águas Cuiabá recolheu garrafas pets para reciclagem. Elas foram armazenadas por tipo de material. Durante todo o mês de junho, a empresa fará palestras em escolas públicas com a finalidade de educar sobre a preservação do ambiente. Por fim, ao final do evento as garrafas coletadas foram entregues a uma cooperativa de reciclagem local.

































