O investimento em tecnologia foi um dos primeiros passos da Municred, cooperativa de crédito dos servidores públicos municipais de Porto Alegre/RS, no caminho para cumprir a meta de dobrar o número de associados. Hoje, a organização tem 4 mil cooperados em um universo de 50 mil servidores da capital do Rio Grande do Sul. Com 20 anos de história, de olho nas modificações do mercado, a Municred investiu, no ano passado, em uma nova tecnologia de gerenciamento financeiro, core bancário e aplicativo.
“Ao longo do tempo, a gente viu que com o crescimento da cooperativa, lançamento de produtos e também com as novas estratégias que a administração queria alcançar, precisávamos de um sistema mais robusto, que tivesse outros serviços e comportasse não só o que estávamos atravessando no momento, mas também o que queríamos para o futuro”, conta o coordenador de Tecnologia da Informação da Municred, Fábio Fleck. A tecnologia escolhida foi a da CashWay, techfin de Florianópolis/SC que oferece soluções Banking as a Service focadas em atender as demandas de Instituições de Pagamento e Instituições Financeiras.
O sistema de gerenciamento financeiro foi implementado ainda no ano passado. “O sistema já está em pleno funcionamento e melhorou pelo menos 50% do nosso trabalho em relação a automatização e melhoria das rotinas”, conta Fábio. O banco digital e o aplicativo são projetos futuros, mas o pedido no Banco Central já foi encaminhado. “Nós vamos usar nosso próprio banco para fazer a portabilidade de empréstimos que hoje nós precisamos fazer com outros bancos e também, junto com a CashWay, queremos fazer uma sessão de crédito”, planeja.
Municred e a Tecnologia
O atendimento personalizado é um dos pontos fortes do segmento do cooperativismo. Junto com ele, o investimento em tecnologia ajuda a trazer mais competitividade para as organizações.
“Hoje não tem como dissociar a tecnologia com a estratégia da cooperativa. Se a gente for comparar a Municred com um grande banco tradicional, é óbvio que ele tem muito mais poder econômico, porém isso não significa que não podemos investir em tecnologias diferentes e disruptivas, inclusive para fazer frente a esses bancos em competitividade”, explica Fábio.
Para ele, não seria possível dobrar o número de associados sem essa aposta. “Se a gente crescer o dobro no ano que vem não precisaremos fazer nenhuma modificação porque o sistema prevê essa elasticidade, esse crescimento”.
Benefícios para o cooperado
As mudanças, além de trazer mais agilidade para os colaboradores da cooperativa, também beneficia diretamente e indiretamente os cooperados. “Já conseguimos ter melhorias internas para os associados, desde a parte de contrato, que se torna mais intuitiva e ágil, até a parte de proposta e cadastro”, explica Fábio.
Outros benefícios indiretos também são destacados por ele. Por exemplo, a CashWay obedece a um padrão de segurança da informação.E em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a CashWay já se conecta com todas as necessidades da LGPD e, por tabela, nos repassa esses benefícios”.
Um dos focos do sistema da CashWay é oferecer o core bancário dentro de todas as normas do Banco Central, sem que a cooperativa precise se preocupar com adequações regulatórias.
“A solução está 100% adequada à resolução 4.893 do Banco Central do Brasil, que regula todos os aspectos ligados à segurança cibernética das Instituições Financeiras. A infraestrutura robusta, com acesso por VPN (rede privada virtual), autenticação de dois fatores e política de backup redundante, permite o crescimento da cooperativa sem que ela precise focar nisso”, explica Felipe Santiago, CEO da CashWay.
Tecnologia acessível
A CashWay nasceu da fusão entre a Leosoft e a Biti, com mais de 20 anos de serviços consolidados e se transformou em uma startup, buscando escalabilidade tanto para o negócio, quanto para os clientes atendidos. Hoje, a empresa oferece uma plataforma completa de gerenciamento bancário, com módulos focados na gestão interna da instituição, como contabilidade, tesouraria e rotinas operacionais.
A tecnologia também conta com serviços para os canais de comunicação com o cliente, com aplicativo mobile e internet banking com diversas funcionalidades. Além das soluções de Banking White Label, Core Banking e Open Banking, uma das principais vantagens da contratação é não precisar desenvolver um sistema próprio. “A implementação do sistema pode ser feita em poucos dias e uma das principais vantagens está no modelo de contratação por meio de franquia de serviços: solução para que as empresas tenham à disposição todos os módulos de um sistema, sem a necessidade de grandes investimentos”, explica Felipe Santiago.