Os associados residentes em municípios fora da área de ação das cooperativas de crédito singulares representam 11,7% do total de cooperados, segundo o estudo Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, divulgado pelo Banco Central. Esse percentual tende a se elevar em razão dos avanços tecnológicos e das alterações normativas que diminuem a necessidade de instalações físicas para o atendimento e possibilitam, também, a participação remota dos cooperados nas assembleias.
A mudança significativa na legislação ocorrida em 2022 trouxe esclarecimentos e possibilitou a expansão dos serviços oferecidos pelas cooperativas. Anteriormente, a Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, limitava a área em que os membros poderiam ser admitidos, restrita às oportunidades de reunião, controle, operações e prestação de serviços. Contudo, devido aos avanços tecnológicos, hoje praticamente todos os serviços e operações bancárias podem ser realizados e acessados pela Internet.
O investimento em tecnologia se tornou essencial para as cooperativas, já que ajuda a torná-las mais competitivas no mercado. A CashWay, uma Techfin com soluções de Banking as a Service para Cooperativas e Instituições Financeiras e de Pagamento, propõe ser um hub de tecnologia com integrações que facilitam os processos e permitem que as cooperativas possam focar no atendimento ao cliente.
A Copetro, cooperativa de crédito dos petroleiros de Minas Gerais, é um exemplo de aposta em tecnologia para melhorar o atendimento aos cooperados. Recentemente, a organização investiu em um novo core banking para aprimorar os processos e atender melhor os associados. A aposta na tecnologia da CashWay foi a solução encontrada pela cooperativa, que tem uma carteira de empréstimo de quase R$ 20 milhões, para se adequar às mudanças que vieram junto com a pandemia de Covid-19. Com escritório em Belo Horizonte e um grupo de 1.222 associados composto majoritariamente por trabalhadores e ex-trabalhadores da refinaria Gabriel Passos, da Petrobras, a organização tinha um atendimento mais voltado para o presencial.
“A pandemia teve um impacto muito grande no modus operandi da cooperativa. Hoje nós fazemos o atendimento presencial, mas a grande maioria é digital. Nós fomos empurrados para a tecnologia, o que foi bom porque trouxe mais agilidade na liberação dos empréstimos e mais facilidade para os cooperados”, explica Milton Igino, Diretor Executivo Administrativo da Copetro. Um dos benefícios é a possibilidade de solicitar crédito via aplicativo e acompanhar o andamento do status direto na plataforma, facilitando a comunicação entre o associado e a instituição financeira. Com a implantação da tecnologia da CashWay, que tem escritórios em Belo Horizonte e também em Florianópolis/SC, a cooperativa percebeu uma melhora significativa em sua operação. “Quando migramos de sistema, percebemos que deveríamos ter feito isso há muito mais tempo”, completa Igino.