O IFC2023 International Fish Congress & Fish Expo Brasil, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de setembro no Recanto Cataratas Thermas & Resort em Foz do Iguaçu, PR, chega à sua quinta edição com uma série de eventos paralelos focados em sustentabilidade e negócios. O evento espera receber delegações de cooperativistas, produtores de todo o Brasil e de países vizinhos como Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile. –
De acordo com a FAO-ONU, no comércio mundial de proteína animal, as proteínas vindas da água já são responsáveis por 49% de todo o business global.
O evento contará com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, além de secretários e governadores dos principais estados produtores de pescados. Entre os eventos paralelos, destaca-se o Workshop Nacional sobre Licenciamento Ambiental e a Rodada Internacional de Negócios coordenada pela APEX Brasil.
IFC2023 tratará ainda de Ações voltada à regularização ambiental para os pequenos produtores com Newman Costa – Coordenadora Sebrae Nacional.
Para finalizar serão apresentados documentos de indicação legislativa e realizados debates sobre a importância da regularização do setor produtivo; consolidação das demandas levantadas pelo setor, pelos órgãos ambientais e demais participantes, com foco na eficiência do licenciamento ambiental da aquicultura entre outros temas. Como regularização da aquicultura no Brasil e normas e procedimentos para o licenciamento ambiental na atividade.
Aquicultura Sustentável encerra o workshop com uma apresentação sobre A BIOECONOMIA AZUL com Felipe Matias – Cientista Chefe da Pesca e Aquicultura Artesanais da FUNCAP/CE. Ao final do evento um documento será produzido que servirá de base e orientação de políticas públicas.




























