O alinhamento da Escola do Agronegócio da Atitus Educação com o modelo de Employer University (Universidade Empregadora) ganhou dois novos e importantes parceiros. O primeiro semestre de 2024 marcou também o início das atividades em seu novo campus, em Passo Fundo. O modelo de integração com empresas, para que atuem nas disciplinas em parceria com professores em sala de aula ou inserindo os alunos dentro de suas operações, iniciou com estudantes interagindo diretamente com a infraestrutura e profissionais da unidade da JBS Passo Fundo.
Ao todo, a Escola do Agronegócio já conta com 19 empresas parceiras. São diferentes frentes de atuação. E o começo de tudo foi o lançamento do seu novo campus, inspirado em uma smart farm, em março, no norte do Rio Grande do Sul.
Na parceria da JBS, por exemplo, os alunos são recebidos em imersões guiadas para acompanhar a operação de um frigorífico, indústria que une toda a cadeia da proteína animal, da produção no campo ao processamento.
Os jovens
A proposta é que os jovens tenham uma visão ampla do mercado, identificando oportunidades e suas próprias preferências. José Vitório Piva, gerente industrial da unidade, explica que nem sempre os estudantes de Medicina Veterinária, por exemplo, chegam a ter essa visão mais próxima da atividade industrial ao longo do curso.
“Normalmente, esses alunos têm apenas uma visão de campo, e não do processo industrial. E estamos possibilitando que esta planta da JBS seja uma extensão da sala de aula. É uma ação tão importante para a formação deles quanto para a indústria, que passa a contar, desde cedo, com profissionais ainda mais qualificados”, explica Piva. Ele destaca também que a parceria com Atitus envolve mais do que simples visitas guiadas, mas um trabalho pensado para a formação, com contato direto com professores e modelado para o ensino.
Do outro lado, a JBS também tem realizado imersões de suas equipes de colaboradores dentro do Campus do Agronegócio da Atitus. As formações, capacitações e reuniões de alinhamento das lideranças e futuras lideranças têm ocorrido dentro dos espaços da Escola. O conceito arquitetônico e o ambiente inovador do ecossistema da Escola do Agronegócio têm promovido engajamento e despertado a criatividade dentro das equipes.
Apoiadores da Escola do Agronegócio
O primeiro grande player a ingressar no Agribusiness Partner Program da Escola do Agronegócio foi a Ourofino Saúde Animal. A empresa assina neste ano já uma disciplina no curso de Medicina Veterinária na área de biotecnologia da reprodução de bovinos. Assinar uma disciplina permite a uma empresa parceira do programa ser cocriadora dos temas tratados em sala, juntamente com docentes e a coordenação do curso. O parceiro traz ainda todo seu corpo técnico especializado, além de soluções tecnológicas que contribuem para a formação dos estudantes.
“Desta forma, conseguimos agregar ao curso as demandas e qualificações atuais das empresas. Assim, o conhecimento acadêmico está conectado com a prática de mercado, facilitando a inserção dos alunos nas empresas, criando oportunidades para uma visão bastante contemporânea. A conexão com o mercado vinculada a grandes players nos permite atuar em um outro nível de formação de jovens para o Agro. Queremos preparar os próximos gestores, líderes e produtores da cadeia do agronegócio nacional”, explica o diretor da Escola, Deniz Anziliero.
Com essas parcerias, a Escola do Agronegócio reforça seu compromisso em oferecer uma formação de excelência, conectada às demandas do mercado e às inovações tecnológicas. Assim, ajuda a preparar futuros profissionais do agronegócio para os desafios e oportunidades do setor.