Novo artigo do presidente do Sistema OCB Ceará, João Nicédio Nogueira.
O modelo cooperativista está fazendo a diferença na presente pandemia, não apenas por fornecer equipamentos de proteção individual e refeições gratuitas a quem mais precisa, mas por zelar pela integridade das populações, promover esperança, unir forças e mudar o mundo.
Segundo a revista EasyCoop, as seguradoras cooperativas forneceram quase US$1 bilhão para apoiar comunidades globais e fornecer ajuda vital aos provedores de assistência médica em seus países. No Brasil, as cooperativas estão doando álcool e alimentos para hospitais; outras adaptam seu serviço financeiro à emergência. Em nosso estado, muitas delas superam a crise e brilham em meio a essa guerra biológica com muito trabalho e cuidados.
No Sertão Central, a Covid-19 encontrou resistência na solidez de um empreendimento-modelo: a Cooperativa de Trabalho da Indústria de Calçados de Quixeramobim – Cocalqui, que não parou a sua produção de calçados, e ainda confeccionou 10.000 EPIs para distribuição à comunidade, entre protetores faciais, máscaras de TNT, máscaras de tecido e luvas cirúrgicas.
A Cooperativa Agropecuária dos Produtores Orgânicos da Ibiapaba – Coapoi supera a crise com produtos saudáveis e evita prejuízos irreversíveis, chegando a vender cerca de 10% a mais em comparação ao mesmo período de 2019. A alta procura resulta da qualidade de suas mercadorias, tendo em vista que alimentos orgânicos possuem benefícios mais acentuados à saúde, sobretudo no enfrentamento ao novo coronavírus.
Na região metropolitana de Fortaleza, a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Pindoretama – Coopafesp manteve o mesmo ritmo de assistência; e quando a crise apertou, disponibilizou cestas básicas de alimentos aos seus cooperados em troca de produtos feitos pelos próprios produtores. Hoje, é referência na melhoria da qualidade de vida dos associados, por meio da geração de renda e da segurança alimentar da população.
Cooperativismo é força na construção de um amanhã melhor. Um modelo inclusivo de negócios que leva seus valores à prática (o sétimo deles é o Interesse pela Comunidade). De ação em ação, mudamos o mundo.
João Nicédio Nogueira é presidente do Sistema OCB/CE.
Fonte: Sistema OCB/CE.